PRPG lança edital de seleção de bolsa para Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

Imprimir
Última atualização em Sexta, 27 de Janeiro de 2023, 15h53

portico_frente_crop_copy_copy_copy_copy_copy_copy.jpg

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da UFPI lançou nesta sexta-feira (27) o edital de seleção interna para bolsa no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES). A proposta oferece uma vaga a cada Programa de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu com doutorado que possua nota igual ou superior a quatro na Avaliação Quadrienal da Capes. 

Durante o prazo do edital, cada PPG deve fazer a ampla divulgação do edital e da seleção interna. O período de inscrições deverá ocorrer entre os dias 1° e 3 de fevereiro. Além disso, a seleção poderá classificar excedentes, para casos de desistência ou impedimento dos alunos classificados.

O Programa possui um período mínimo de 6 meses e máximo de 10 meses de duração. Além das bolsas, o estudante receberá auxílios para deslocamento, instalação e seguro saúde. Os valores das bolsas podem ser acessados neste link. 

O objetivo geral do programa será de auxiliar no processo de internacionalização da UFPI, ampliando as oportunidades de colaboração entre grupos de pesquisas internacionais, bem como a visibilidade da Instituição no exterior. Após o período da bolsa, os PPGs deverão promover um seminário para divulgação da pesquisa e da experiência dos bolsistas no exterior. 

Documentação

Para a inscrição, além do histórico acadêmico atualizado, o candidato deverá apresentar proposta de pesquisa detalhada em desenvolvimento do doutorado, explicitando as etapas já realizadas e as que deverão ser realizadas durante o período no exterior.

Além disso, é necessário uma Carta do orientador brasileiro, com a previsão da data de defesa da tese, justificando a necessidade da bolsa e demonstrando interação com o coorientador no exterior. O candidato precisa apresentar, ainda, comprovante de que possui proficiência em língua estrangeira  e currículo resumido do coorientador no exterior. 

Etapas

Entre a data de publicação do edital (27) até o dia 31/1, caberá à PRPG e aos PPGs  a divulgação dos requisitos de seleção. A partir de então, até o dia 3/2, cada Programa deverá desenvolver seu edital de seleção interna, com resultado até o dia 24/2. 

Após as análises de possíveis recursos interpostos, os candidatos terão entre 15/3 e 3/4 para inscrição no Sistema da CAPES. A relação de inscrições homologadas será divulgada no dia 20/4 e a emissão das cartas de concessão ocorrerá a partir do dia 29/5. Já as atividades no exterior poderão iniciar entre os meses de setembro e novembro de 2023. Todas as etapas podem ser conferidas no Anexo I do edital. 

O edital completo pode ser acessado aqui