Realizada na UFPI palestra “Política nas Forças Armadas”

Imprimir
Última atualização em Sexta, 24 de Março de 2023, 15h39

Na manhã desta sexta-feira (24), foi promovida no Cine Teatro da UFPI a palestra "Política nas Forças Armadas", com palestra ministrada pelo Deputado Federal Flávio Nogueira, com mediação do Professor do Departamento de História, Johny Santana. O Vice-Reitor, Viriato Campelo e o Professor do Departamento de Ciências Econômicas, Ricardo Alaggio abriram o momento de debate. A palestra teve como finalidade abordar a atuação das forças armadas na construção da conjuntura política do Brasil ao longo da história. 

Palestra Cine Teatro 2 copy

Vice-Reitor Viriato Campelo 

O Vice-Reitor Viriato Campelo em seu pronunciamento agradeceu a presença dos alunos, professores, servidores e demais membros da comunidade acadêmica que compareceram à discussão. Ele ressaltou que a UFPI, como um lugar que produz conhecimento, sempre abre espaços para todos os tipos de debates. “A Universidade é um local que tenta se aproximar cada vez mais dos debates da sociedade e de setores que produzem conhecimento, por isso sempre trabalhamos temas de diversas áreas”, destacou. 

Palestra Cine Teatro2 1

Professor do Departamento de História e mediador, Johny Santana.

No papel de mediador e pesquisador na área, o prof. Johny Santana, justifica a importância do estudo sobre as forças armadas e sua relação com a sociedade. “Eu desenvolvo pesquisa nesse campo aqui no departamento de história e nos estudos busco expor a questão da interação dos militares e a importância que eles têm na defesa do país”, explicou. 

Palestra_Cine_Teatro-6.jpg

Deputado Federal Flávio Nogueira

O ministrante da palestra, Deputado Federal Flávio Nogueira, pontuou que além de possibilitar uma nova abordagem para a história das Forças Armadas, o debate do tema está alinhado à vocação da Universidade, de ser um espaço de pluralidade e aberto a novas discussões. “Ao longo de toda história da República, as forças armadas sempre atuaram ativamente nos bastidores da política pública. Nossa intenção foi contar um pouco disso e buscar desenvolver entendimento acerca do tema. Trazer este conteúdo à universidade torna o espaço ainda mais democrático”, ressaltou. Egresso da instituição, o deputado declarou sua felicidade de voltar à universidade para palestrar e acredita que a UFPI colabora atuando como um lugar de diversidades.  

Também estiveram presentes no evento o Deputado e Secretário Estadual da Infraestrutura do Piauí, Flávio Nogueira Júnior; o diretor de Polícia Comunitária da Secretaria de Segurança do Piauí, Coronel Renato Alves, integrantes da Polícia Militar, advogados, jornalistas, Pró-Reitores, coordenadores e demais integrantes da Administração Superior, além de professores da universidade. 

Confira mais fotos:

WhatsApp Image 2023 03 24 at 12.25.47 copy

Ao final do evento, o Vice-Reitor presenteou o Deputado com o livro "Torquato Neto - Arte Inacabada"

Palestra Cine Teatro 13

Palestra Cine Teatro 12

Palestra_Cine_Teatro-4.jpg

Palestra_Cine_Teatro-5_1.jpg