Encerram em 5/4 inscrições em 800 vagas gratuitas de Especialização em Atendimento Educacional Especializado

Imprimir
Última atualização em Quarta, 29 de Março de 2023, 11h03

9d59adb6-690f-478e-822c-86bc34923120.jpg

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Especialização em Atendimento Educacional Especializado, realizado pelo CEAD/UFPI, por meio de convênio com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e do Ministério da Educação (MEC). As inscrições serão realizadas até o dia 5 de abril. 

O processo seletivo conta com 800 vagas destinadas, prioritariamente, a docentes e gestores escolares das redes públicas de educação básica do Piauí, admitindo-se também outros profissionais que atuam nos diferentes níveis e modalidades de ensino ou em espaços não escolares de atendimento a pessoas com deficiência, que desejam ampliar conhecimentos teóricos e práticos relacionados à Educação Especial, com foco no Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Esse será o primeiro curso de especialização do Piauí que oferece formação para docentes nas turmas de Atendimento Educacional Especializado, com o objetivo de integrar os grupos que são minoria e amparar as necessidades no ensino de pessoas com deficiência.

Estrutura do curso - A Especialização terá carga horária total de 465 horas e estrutura curricular com duas trilhas formativas (atendimento educacional especializado: educação infantil e alfabetização; e atendimento educacional especializado: ensino fundamental, médio e superior). Com duração de 18 meses de atividades didático-pedagógicas, será realizado na modalidade de Educação a Distância, com um encontro presencial por disciplina nos núcleos de apoio do CEAD/UFPI em que houver turmas do referido curso. O aluno poderá comparecer a qualquer núcleo, independentemente da turma a qual estiver vinculado.  

Inscrição - Para submeter pedido de inscrição, o candidato deverá acessar o link do processo seletivo do curso pleiteado, conforme a trilha formativa escolhida, disponível no endereço eletrônico https://sigaa.ufpi.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=L&aba=p-lato, preencher o formulário e anexar os documentos exigidos.

Caso o candidato submeta inscrição e seja selecionado para as duas trilhas terá que fazer opção por uma, considerando que cada trilha corresponde a um curso de especialização e que é vedada matrícula simultânea em mais de um curso de pós-graduação lato sensu gratuitos na UFPI. 

Para mais informações acesse o edital.