Orquestra e Coral da UFPI estreiam temporada de apresentações; evento inicia hoje (25)

Imprimir
Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2023, 08h09

ORQUESTRA_E_CORAL.jpg_2.jpg

Orquestra e Coral da UFPI (O&CUFPI) 

A música irá circular pelo campus sede da Universidade Federal do Piauí (UFPI) nos próximos meses, pois a partir de maio a Orquestra Sinfônica e Coral da UFPI (O&CUFPI) começam a programação oficial de uma série de apresentações. O concerto de abertura da temporada irá acontecer dia 25 de maio, às 19h no Cine Teatro da UFPI. 

A Orquestra e Coral da UFPI são um grupo institucional e atuam como um projeto de extensão lotado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, e tem como finalidade desenvolver a arte e cultura, fortalecer habilidades profissionais, potencializar conexões e transformações sociais que democratizam o acesso à música coral e de orquestra. O evento a ser promovido também conta com o apoio da PREXC.

O professor e maestro da O&CUFPI, Cássio Martins, está à frente do projeto. Ele destaca que eventos artístico-culturais são peças fundamentais para a comunidade universitária e a sociedade no que se refere ao estímulo da criatividade e valorização da arte. “Esses eventos oferecem uma série de benefícios para os estudantes, a comunidade acadêmica em geral e as pessoas, pois estimulam a criatividade e à expressão pessoal além de desenvolver habilidades sociais, como trabalho em equipe, liderança e comunicação interpessoal, bem como habilidades emocionais, empatia e inteligência emocional. Também é preciso mencionar que ajuda a promover a diversidade e a inclusão, fornecendo um espaço para a expressão cultural e o compartilhamento de diferentes perspectivas e experiências”, enfatiza o maestro. 

A Orquestra e Coral da UFPI são formadas por alunos, técnicos (servidores) da UFPI e comunidade em geral. Alisson é aluno da instituição e um dos solistas do ato de abertura. Ele conta que ingressou no coral da UFPI em 2018 assim que entrou para o curso de licenciatura em música.

ORQUESTRA_E_CORAL_B.jpg

Alisson Rodrigues, solista do Coral  

O solista define o momento como gratificante, pois após anos com as atividades do Coral paradas por conta da pandemia, voltar e poder se apresentar é uma grande conquista. “Fico muito lisonjeado e feliz por estarmos voltando a fazer as apresentações. Sinto orgulho, porque em todos os espetáculos que vamos fazer estaremos levando o nome da Universidade Federal do Piauí, que é um nome forte. E isso é bem gratificante pra mim e, acredito, que para os outros membros do coro e da orquestra também”, ressalta. 

Alisson também aponta os benefícios que participar do projeto trazem para o seu aprendizado. “Voltar a cantar como solista significa pôr a minha prática instrumental que é o canto, em exercício. Estar podendo aperfeiçoar mais o meu canto e também a questão performática nas apresentações é bem positivo para mim, porque através dessa experiência e tudo que eu venho aprendendo no coral, eu posso também transmitir para os meus alunos”, acrescenta.

ORQUESTRA_E_CORAL_B-4.jpg

Lívia Coêlho,Violoncelista

Não só alunos ativos da universidade participam da O&CUFPI, mas também aqueles que já passaram pela instituição, se formaram e agora retornam para participar desse projeto fascinante. Lívia Côelho é aluna egressa da UFPI e toca violoncelo na orquestra, ela detalha a felicidade em retornar a instituição à qual se formou para atuar no projeto. “Participar dessa temporada da orquestra tem sido uma experiência positiva e intensa. Os ensaios estão a mil, o repertório da vez são as músicas dos personagens da Disney, é muito interessante construir os sons que envolvem a fantasia. Muitas coisas dialogam através do fantástico: a causa ambiental, o afeto, as buscas pessoais. Também temos trabalhado repertório com músicas brasileiras e os arranjos são exclusivos. Tenho orgulho de fazer parte desta Orquestra”, conta. 

As apresentações começam em maio e seguem até o mês de dezembro de 2023, encerrando com uma apresentação de Natal. Ao decorrer do ano as performances continuam através de  conjuntos musicais itinerantes diversificados (duetos, trios, quartetos, quintetos, cameratas, etc). Durante esse período a O&CUFPI irá se apresentar no espaço Rosa dos Ventos, Espaço Noé Mendes, Auditórios e Praças dos Centros de Ensino, Restaurantes Universitários e Coreto da Reitoria.

Para conferir os locais e datas das próximas apresentações da Orquestra e Coral da UFPI, acesse aqui.

Confira a programação do concerto de abertura:

Primeira Parte:

- Disney in Concert

Segunda Parte:

- Brasil Musical

Terceira Parte:

- James Brown in Concert

Regente: Maestro Cássio Martins

Solistas: Flávia Ferreira de Freitas, Adriana

Pereira da Silva Santos, Alyssa Teixeira Silva,

Alisson Rodrigues Costa, Waldir Santos Neto.