UFPI sedia oficina do Ministério da Integração Nacional

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O Ministério da Integração Nacional - MI, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional - SDR, no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Socioeconômico de Sub-Regiões do Nordeste do Brasil, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), realizou no último dia 17, uma Oficina de Trabalho para diagnóstico do Plano de Ação da Mesorregião Chapada das Mangabeiras, no Colégio Agrícola de Floriano (CAF).

A Oficina de Diagnóstico teve caráter participativo e forneceu subsídios para o planejamento das ações no território mencionado em curto, médio e longo prazo. Este Plano de Ação considerou as atuais estratégias de atuação da SDR concernentes à estruturação e articulação de ações desenvolvidas nos territórios e nas redes sistêmicas de APLs (Rotas da Integração Nacional).

A mesorregião tem área de abrangência de 156.324,01 Km² , 407.411 habitantes, sendo 39 municípios do Piauí, 8 do Tocantins e 7 do Maranhão.

A oficina contou com a participação de 35 pessoas, sendo os professores da UFPI, Sinevaldo Moura, Carlo Aldrovandi, Janailton Coutinho (UFPI/CPCE) e Laurielson Alencar (UFPI/CAF), os técnicos do CAF, Pedro Barros e Antonio José, e os representantes da CODEVASF/PI, EMATER/PI, CÁRITAS, SEDET/PI, SDR/PI, SDR/Floriano, RURALTINS/TO, SAGRIMA/MA, AGERP/MA, FETOAPI/TO, alunos do CAF e Campus Bom Jesus.

A apicultura foi contemplada e preveem recursos de infra-estrutura e capacitação para os municípios de Floriano, Itaueiras, Cristino, Bom Jesus e Redenção. Os professores da UFPI, Sinevaldo Moura e Laurielson Alencar fizeram o projeto e indicaram as associações a serem beneficiadas. A execução e implementação das ações está sob a responsabilidade da CODEVASF e prevê a construção, em cada um dos municípios supracitados, de uma Unidade de Extração de Produtos Apícolas (UEPA) de 80m² equipada com mesa desoperculadora, centrífuga e decantadores, todos em aço inox, além de aproximadamente 120 colméias e um módulo de capacitação composto de 5 cursos para cada grupo beneficiado. Durante a reunião foi confirmado que o Colégio Agrícola de Floriano (CAF) será beneficiado com um dos projetos.