Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UNASUS > Ciaten realiza Webinário PCR - Princípios Básicos
Início do conteúdo da página

Ciaten realiza Webinário PCR - Princípios Básicos

Imprimir
Última atualização em Quarta, 29 de Julho de 2020, 14h21

WhatsApp Image 2020-07-28 at 15.57.50.jpeg

Aconteceu na tarde da última terça-feira (28), via plataforma google meet, o ˜Webinário – PCR – Princípios Básicos”. O evento foi promovido pelo Centro de Inteligência para Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN)e teve o objetivo de iniciar tanto estudantes quanto profissionais sobre como funciona uma técnica de PCR para uso no trabalho ou em pesquisas científicas. 

O webnário foi mediado pela bióloga e pesquisadora do Laboratório de Pesquisas em Leishmaniose, Amanda Miranda da Silva. A cientista trouxe aos estudantes e profissionais inscritos no evento os princípios básicos da metodologia de PCR (polimerase chain reaction; em português, reação em cadeia da polimerase), seguindo os seguintes tópicosEstrutura do DNA; Replicação do DNA in vivo; PCR; Eletroforese e Aplicações da PCR. 

WhatsApp Image 2020-07-29 at 14.08.34.jpeg

O PCR é uma técnica usada como ferramenta básica na biológica molecular para amplificar quantidades muito pequenas de DNA.”O PCR é uma técnica que faz a amplificação/replicação do DNA sem necessitar de uma célula. Então, é como uma replicação in vivo só que in vitro. Utilizando variações de temperatura e enzimas para conseguir a replicação. Ela serve para diversas aplicações desde o diagnóstico de doenças e mutações até para pesquisas científicas, identificação de espécies, testes de paternidade, etc.”, explica Amanda.  

Segundo a pesquisadora, a eletroforese é um processo que separa moléculas como DNA ou proteínas de acordo com seu tamanho. “É a técnica que realizamos para visualizar o resultado da PCR convencional, na qual nos diz se há ou não a presença do material amplificado que temos o interesse”, disse. 

Bruno Guedes Alcoforado, coordenador científico do Ciaten explica que o núcleo tem como  finalidade aprimorar o controle dos agravos tropicais emergentes e negligenciadas no contexto do Estado do Piauí e em regiões similares, devendo entre outros. “O objetivo do Ciaten é gerar e difundir conhecimentos científicos e tecnologias inovadoras”, comenta. 

O Público alvo do evento foram estudantes e profissionais que necessitam do entendimento da técnica para sua formação complementar. 

Fim do conteúdo da página