Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UNASUS > Pesquisa da UNASUS-UFPI realiza proposta de intervenção e analisa casos de IST's no município de Paes Landim-PI
Início do conteúdo da página

Pesquisa da UNASUS-UFPI realiza proposta de intervenção e analisa casos de IST's no município de Paes Landim-PI

Imprimir
Última atualização em Segunda, 03 de Agosto de 2020, 13h55

 

WhatsApp Image 2020-08-03 at 13.48.41.jpeg

Existem vários casos de IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis) no Brasil e no mundo, quanto a este assunto ainda existe um certo tabu, a pesquisa realizada pela aluna Cristianne Dias traz uma proposta de intervenção a problemática no município de Paes Landim-PI, que por meio do conhecimento científico analisou casos de infecções na cidade e orientou a população.

Nesta pesquisa foram abordados os estudos sobre HIV, Sífilis e Hepatite B, sendo estas doenças que prejudicam a vida do paciente. A proposta é conscientizar a população sobre o impacto causado em suas vidas por causa da falta de informação e outras questões. A abordagem utilizada foi a de palestras, oficinas e realização de testes rápidos que auxiliaram na identificação por algum tipo de contaminação sexual transmissível.

De acordo com a pesquisa, no Brasil, a faixa etária de contaminação entre os sexos é de 25 a 39 anos de idade. O vírus HIV é um dos mais temidos pela população mundial devido a falta de informação ainda existe muito preconceito e por causa da evolução do tratamento da AIDS, as pessoas se preocupam menos em usar preservativos fazendo com que apareçam mais casos de infecções.

Na pesquisa, percebe-se que houve muita resistência principalmente de jovens para falar sobre o assunto, além disso, foram encontrados casos de Sífilis em professoras de escolas públicas. Dentre esses e outros motivos foi visto que é necessário investir em propostas para melhoria da educação e saúde, mas também, investir em estratégias para o enfrentamento das IST’s.

Fim do conteúdo da página