Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UNASUS > Médicos do Programa Mais Médicos ofertado pela UNA-SUS/NUEPES/UFPI concluem Especialização em Saúde da Família e Comunidade
Início do conteúdo da página

Médicos do Programa Mais Médicos ofertado pela UNA-SUS/NUEPES/UFPI concluem Especialização em Saúde da Família e Comunidade

Imprimir
Última atualização em Segunda, 17 de Agosto de 2020, 17h16

esp6.jpg

A Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Piauí (UNA-SUS/UFPI) realizou, na última sexta-feira (14), das 13 às 20 horas,  e-defesas: cinco rodadas de apresentações de Trabalhos de Conclusão (TCC) do Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade. 

Foram no total 107 apresentações Trabalho de Conclusão dos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), transmitidas ao vivo, via internet e ao mesmo tempo na plataforma de reuniões on-line RNP da UFPI e ocorrendo em todo o estado do Piauí, desde litoral ao sul do estado, em zonas rural e urbana dos municípios.

A profa. Dra. Lis Cardoso Marinho Medeiros, Coordenadora Executiva da Una-Sus/UFPI ressaltou o trabalho em equipe na formação dos profissionais que concluíram a especialização. 

“O trabalho da equipe é muito impactante e somente um grupo coeso e com determinantes comuns pode fazer um trabalho tão importante para a saúde da população. O nosso obrigada ao Ministério da Saúde que financiou as ofertas e a administração superior da UFPI que sempre acreditou no potencial do Nuepes. Vejo que o Nuepes e a UNASUS-UFPI cumpriu e cumpre seu papel de agente formador de recursos humanos para o SUS e contribui para melhorar a assistência ao usuário do sistema em epígrafe”, disse. 

De acordo com Profa. Especialista Anaide Rosa de Carvalho, tutora e orientadora de uma das turmas, a especialização ocorre em formato autoinstrucional e aberto a todas as categorias de profissionais da área de saúde vinculados à atenção básica. 

“A especialização acontece na modalidade EAD, sendo disponibilizada semanalmente material (textos e vídeos), além da atividade avaliativa. Na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso a proposta é a identificação de uma situação problema relevante dentro da UBS em que eles trabalham e a confecção de um plano de intervenção composto de metas e ações estratégias para tentar resolver a situação abordada”, explica. 

O intuito da especialização é dar atenção a saúde primária que tem sido um grande desafio para os atuais gestores, bem como buscar propostas de intervenção a problemas que afetam a população. Sendo assim, os profissionais aprendem e se tornam capacitados a lidar com situações dos mais diferentes níveis e também a manter a organização do fluxo de serviços na rede pública ou privada, na qual forem atuar. 

Durante o evento, foram apresentados os trabalhos que tratam de intervenções realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde estão alocados. Dentre os temas abordados foram como: violência doméstica, saúde mental, tabagismo, hanseníase, planejamento familiar, entre outros e fundamentaram estratégias para solucionar a situação problema que evidenciaram, tornando-os assim, profissionais aptos a aturarem na melhoria da atenção básica a saúde familiar. 

Anaide Rosa de Carvalho explica que na banca em que ela participou haviam trabalhos excelentes.  “Um dos mais elogiados foi projeto cujo objetivo é diminuir a incidência de Amemia ferropriva na população. Dentre as ações estratégicas a aluna propôs, além de diagnóstico precoce e conscientização da população, a implementação de hortas comunitárias para aumentar consumo de verduras e hortaliças por parte da população atingida”, disse.

esp2.jpg

O médico Franklin de Carvalho Moreno defendeu o TCC sobre hanseníase, na cidade de Corrente-PI. “São muitos casos, fiquei bem assustado. O Piauí é o segundo estado do nordeste com mais casos de hanseníase e ocupa a quinta posição a nível nacional”. Franklin de Carvalho Moreno ressalta ainda que os pacientes se queixam de muita dor e quando são examinados é possível localizar lesões na pele. “A situação problema foi apresentada pelo grande número de casos diagnosticados na cidade e objetivo do meu trabalho foi a prevenção e diagnóstico da doença o mais rápido possível e desenvolver a busca ativa da população para a diminuição dessa enfermidade no local”. 

Segundo a Profa. Dra.  Salete Cipriano, coordenadora Adjunta da Uma-Sus/UFPI, o aluno elabora um projeto de intervenção, fazendo o repensar e questionar sobre o trabalho na Unidade Básica de Saúde (UBS). “Ele vai propor a solução de uma situação problema e a grande maioria tenta colocar na prática aquilo que colocou no projeto”.

esp3.jpg

Vanessa Costa, médica concludente da especialização, tratou em seu projeto a violência contra mulher. “De acordo com o Data SUS de 2014 a 2017 só a cidade de Parnaíba notificou 344 casos de violência contra a mulher, com a agressão física em primeiro lugar e logo em seguida a agressão sexual”.  Segundo Vanessa, o objetivo do trabalho dela foi o de otimizar o atendimento para melhor atender mulheres no bairro Santa Luzia na cidade de Parnaíba-PI e implantar um grupo que promova saúde física e mental para essas mulheres serem acolhidas com mais preparo fortalecendo a rede de serviços.

Para a professora Sara Lemos, tutora e orientadora de uma das sessões de defesa, o ideal é que os alunos tracem propostas de atuação na atenção básica, que elas sejam alcançáveis e que isso mude a vida do paciente esse é principal foco. “Vemos que os alunos tem domínio do que estão fazendo na sua área de atuação e muitos embora atuem em atenção básica ou seja: criança, mulher, idoso, família não se perderam em meio aos seus trabalhos”, afirma. 

esp5.jpg

O aluno Vicinius Costa, médico na cidade de Brasileira-PI, encerrou as apresentações com um trabalho voltado a adesão ao grupo antitabagismo, na cidade de Brasileira-PI, e a sua proposta de intervenção foi desenvolvida devido ao grande número de pacientes resistentes ao tratamento desse problema. “O Ministério da Saúde no ano de 2018 relatou que o tabagismo é a principal causa de morte sendo um dos maiores problemas de saúde atualmente e a dependência da nicotina pode causar outras doenças. Uma das estratégias para intervir é aumentar os impostos do tabaco e proibir propagandas que incentivem o seu consumo. O objetivo é orientar o paciente através do grupo antitabagismo já existente na UBS Mãe Sabino e ofertar palestras com reuniões semanais assim como reafirmar as vantagens de parar de fumar”, finaliza. 

Fim do conteúdo da página