Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Biblioteca Setorial
Início do conteúdo da página

Biblioteca Setorial

Imprimir
Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2023, 10h08

A Biblioteca Setorial do CPCE tem, entre outras, a função de atuar na promoção do acesso à informação e dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Universidade, contribuindo para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Estado do Piauí. 

 

 

Bliblioteca 120180420105456  Biblioteca 220180420105536      Bilioteca 320180420105648

 

 

 

 ESTRUTURA/ACERVOS 

A Biblioteca Setorial do Campus de Bom Jesus é totalmente climatizada. Possui espaços de estudo em grupo e individual com acesso à internet, sala de vídeo com aparelho de televisão LCD de 46’, banheiros masculino e feminino, espaço do acervo e salas administrativas.

A biblioteca hoje dispõe de acervo aberto, onde a comunidade acadêmica tem livre acesso às estantes o que lhe possibilita uma pesquisa mais proveitosa e produtiva. Em termos numéricos, o acervo está constituído por 3.144 títulos e 11.443 exemplares no total, portanto, com relação de 6,42 livros por discente. Realiza cerca de 300 empréstimos domiciliares e internos por dia. Funciona no período das 8:00 às 21:00 horas de segunda a sexta e aos sábados no período das 8:00 às 12:00. Possui software com tecnologia avançada que permite tanto o empréstimo como a consulta por título, autor e assunto da publicação pesquisada e, atualmente a biblioteca conta com um sistema antifurto que tem contribuído para preservação e manutenção do acervo. 

O acervo da Biblioteca ainda conta com revistas cientificas e informativas com chegadas periódicas: Plasticultura (Bimestral), Clínica Veterinária (Bimestral), Nosso Clínico (Bimestral), Pesquisa Veterinária Brasileira (Mensal) e Brazilian Journal of Biology (Trimestral).

 Bilioteca 420180420105836 Bilioteca 520180420105942 Bilioteca 620180420110033 Bilioteca 720180420110300

 

 

 BIBLIOTECÁRIO RESPONSÁVEL 

Sérvulo Fernandes da Silva Neto.

 

 

 REGRAS DE FUNCIONAMENTO 

Para que o usuário tenha a seu dispor serviços de qualidade, a biblioteca setorial do CPCE estabeleceu algumas regras para funcionamento e uso de sua estrutura.

VEJA AS REGRAS DE FUNCIONAMENTO E USO

 

 

 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 

Segunda a Sexta-feira: 07:45 às 20:50h

As solicitações estão ocorrendo de forma remota, através do e-mail: 
 

ATENÇÃO PARA O PRAZO DE ATENDIMENTO (BOM JESUS)

Expedição de "nada consta": 3 dias úteis

Ficha catalográfica dos cursos presenciais: 7 dias úteis

Ficha catalográfica CEAD: 30 dias.

 

 

 COLEÇÕES 

Referência: dicionários, enciclopédias, bibliografias, índices, resumos, catálogos, abstracts,dados estatísticos, referência legislativa, etc.;

  • Coleção Didática: livros técnicos-científicos, dissertações e teses que abrangem todas as áreas do conhecimento;
  • Coleção Piauí: livros sobre nosso Estado e de autores piauienses;
  • Multimeios: microfilmes, microfichas, vídeos, cassetes, disquetes e Cd-Rom, etc;
  • Periódicos: jornais, revistas especializadas, boletins, etc.
 

 POLÍTICA DE AQUISIÇÃO DE LIVROS 

A compra de material bibliográfico é efetuada a partir de listagens enviadas por professores, observadas as necessidades mais urgentes, tais como: instalação de novos cursos de graduação, projetos de pesquisa, áreas mais carentes, etc.

Os recursos são oriundos de dotação orçamentária e projetos institucionais a nível nacional.

As doações de publicações podem ser feitas através de pessoas, empresas ou instituições diretamente a Seção de Intercâmbio e Aquisição.

As permutas são efetuadas através de instituições congêneres nacionais  internacionais.

 

 

 PREPARÇÃO DE TUTORIAL ABNT 

MODELOS DE TRABALHOS ACADÊMICOS SEGUNDO AS NORMAS DA ABNT

MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES

No decorrer de sua formação acadêmica o discente se depara com diversos desafios na construção do conhecimento. Destaca-se entre eles, o desenvolvimento do projeto de pesquisa, instrumento necessário para viabilizar estudos científicos.

Nesse sentido, foi-se criando uma crítica pautada na ideia de que uma comunicação técnica e científica deve ser feita a partir de uma certa organização, obedecendo a normas e padrões estabelecidos pela comunidade científica, garantindo assim uma melhor socialização do saber produzido. No Brasil, a entidade responsável pelas elaborações destas normas é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que, através de comitês específicos, emite as NBRs – Normas Brasileiras sobre vários assuntos. Desta forma, estaremos apresentando algumas destas normas que são necessárias para a elaboração dos trabalhos produzidos no CPCE-UFPI, em seus cursos de Graduação e Pós-Graduação.

VEJA AQUI: Esqueleto do Tutorial - parte 1

VEJA AQUI: Esqueleto do Tutorial - Referências

 

 

 PRODUTOS E SERVIÇOS OFERTADOS 

VEJA AQUI OS SERVIÇOS E PRODUTOS 

 

 

 CONTATOS 

Email:

Fim do conteúdo da página