Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CCHL em números > CCHL > Conheça o CCHL - CCHL
Início do conteúdo da página

CCHL EM NÚMEROS

Imprimir
Publicado: Quarta, 17 de Maio de 2017, 09h03

O Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) é uma unidade de ensino e administração da Universidade Federal do Piauí, reconhecida nos Estatutos da Instituição. O CCHL é o sucessor da Faculdade de Direito do Piauí, instituída em 25 de março de 1931, e da Faculdade de Filosofia do Piauí, instituída em 16 de junho de 1957, ambas incorporadas à UFPI quando da sua fundação, em 1º de março de 1971. 

            Atualmente, o CCHL abrange treze áreas do conhecimento organizadas em seis Departamentos de Ensino, sete Departamentos-Coordenações (unidades híbridas), seis Coordenações de Curso de Graduação (treze, se contadas as Coordenações híbridas) e dez Programas de Pós-Graduação. Também estão vinculados ao CCHL três Programas de Educação Tutorial (PET), onze Centros Acadêmicos (de representação discente) e mais de trinta núcleos de estudos, pesquisa e extensão. 

            O CCHL oferece à comunidade, ainda, vinte e dois cursos de graduação, oitos cursos de mestrado acadêmico, dois cursos de mestrado profissional e um curso de doutorado, além de inúmeros cursos de especialização (pós-graduação lato sensu), de extensão e de idiomas, assim como atividades diárias abertas ao público como palestras, debates, conferências, seminários, simpósios e congressos. Também estão relacionados ao CCHL cursos de graduação na modalidade Parfor e cursos à distância vinculados à EAD. 

            A estrutura física do CCHL conta com uma biblioteca setorial, três auditórios, um auditório de videoconferência, duas salas de multimeios, duas salas de defesa de tese, três laboratório de informática (sendo um em instalação), uma sala de reuniões para os Conselhos e dois laboratórios de prática de ensino. Além das salas administrativas (que abrigam as sedes da Diretoria, da Secretaria, dos Departamentos, das Coordenações, dos Núcleos e dos Centros Acadêmicos), o CCHL conta com dez salas de aula para a pós-graduação, 57 salas de aula para a graduação e 92 gabinetes de trabalho docente. Serão concluídos, ainda em 2016, mais 28 novos gabinetes de trabalho docente, mais oito salas de aula, mais um vestiário e mais um espaço de convivência. 

            Integram o CCHL 228 professores efetivos, 54 técnicos, quase quatro mil alunos de graduação, mais de trezentos alunos de mestrado e de doutorado, além de alunos de especialização, de cursos de extensão e de cursos de idiomas.

CCHL MELHOR NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS

            Em três anos, a renovação do CCHL permitiu a melhoria das condições básicas para as atividades acadêmicas no Centro. Importa destacar: a substituição de 100% das carteiras escolares (com a aquisição de 5000 novas carteiras de qualidade superior); a instalação de aparelhos de ar condicionado do tipo split em 100% das salas de aula; a substituição de 100% dos quadros; a instalação de telas de projeção em 95% das salas de aula; a instalação de aparelhos de ar condicionado do tipo split em 95% dos gabinetes de trabalho docente; a instalação de projetores de data-show em 95% das salas de aula; a construção (ou incorporação) de 30 novas salas de aula (que corresponde a 70% de aumento); a instalação de 04 postos de vigilância (com a contratação de 16 vigilantes para a segurança do CCHL); a instalação da Biblioteca Setorial do CCHL, com acervo inicial de mais de 2000 exemplares; a instalação do Auditório de Videoconferência, para 30 lugares; a instalação de 04 novas salas especiais para palestras, seminários e defesas de tese; o início da construção de 28 novos gabinetes de trabalho docente; a instalação de roteadores de wireless abrangendo 95% do espaço do CCHL; o aumento do corpo docente e do corpo técnico (depois de longo período de retração).

  

CORPO DOCENTE

            O CCHL conta com 228 professores efetivos (o equivalente a, aproximadamente, 15% do corpo docente efetivo da UFPI). O corpo docente do CCHL tem lotação em 06 Departamentos Acadêmicos e em 07 Coordenações Acadêmicas (de natureza híbrida, que cumprem a função de unidade de lotação docente). Os professores substitutos complementam o corpo docente, contratados para os casos de afastamentos e licenças, bem como para vagas ociosas aguardando nomeação.

  

CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

            Os servidores técnico-administrativos são lotados na Secretaria do CCHL e nas Secretarias dos Departamentos, Coordenações de Curso e Programas de Pós-Graduação. Excepcionalmente, são lotados, também, em Núcleos. O CCHL conta com 54 técnicos, dos quais 07 são intérpretes de Libras.

  

CORPO DISCENTE - GRADUAÇÃO

            Estão instalados no CCHL 22 Cursos de Graduação (sem computar os cursos encerrados com alunos remanescentes), sendo 12 bacharelados e 10 licenciaturas. Dos 22 cursos, 08 são exclusivamente Noturnos.

            O CCHL oferece anualmente 962 vagas (2016.1 e 2016.2) de ingressantes para os Cursos de graduação. Em setembro de 2016, foram registrados 3.986 alunos matriculados.

  

CORPO DISCENTE - PÓS-GRADUAÇÃO

            Além das vagas para Cursos de Graduação, o CCHL recebe alunos de Mestrado e de Doutorado em diversas áreas. Oferta mais de 150 vagas anualmente para pós-graduação stricto sensu e conta com mais de 300 alunos (em julho de 2016) matriculados em cursos de Mestrado e Doutorado vinculados ao CCHL, que consiste em quase 25% dos alunos de pós-graduação stricto sensu da UFPI. Sem computar alunos especiais e alunos vinculados aos Cursos de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu).

            Dos 35 cursos de Mestrado Acadêmico da UFPI, o CCHL oferece 08 cursos (cerca de 20% dos cursos da UFPI). Além de 02 Mestrados Profissionais (sendo um em rede). O CCHL oferece, também, 01 dos 10 cursos de Doutorado.

  

PESQUISA, EXTENSÃO E PUBLICAÇÕES

            Estão instalados no CCHL 03 Programas de Educação Tutorial (PET) e mais de 30 Núcleos de Estudos, Pesquisa e Extensão (ou organizações similares). Além de diversos projetos de pesquisa, os professores do CCHL participam como orientadores de diversos programas de fomento e de iniciação à pesquisa, como o Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o Programa de Iniciação Científica Voluntária (ICV) e o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

            O CCHL conta com 10 periódicos científicos: Arquivo Jurídico – Revista Jurídica Eletrônica, Cadernos de Pesquisa em Ciência Política, Cadernos do NEFI (Núcleo de Estudos sobre o Ensino de Filosofia), Cadernos do PET Filosofia, Conexão Política, Revista Equador (Geografia), Informe Econômico, Pensando – Revista de Filosofia, Revista Contramão (Letras) e Revista Contraponto (História).

  

INFRAESTRUTURA

            Mesmo atendendo a intensa demanda de 22 cursos de graduação, 11 cursos de pós-graduação stricto sensu, inúmeros cursos de especialização e de extensão, projetos de pesquisa e de extensão, além de incontáveis atividades acadêmicas e culturais diárias, o CCHL dispõe de uma infraestrutura austera. Entre outros espaços, o CCHL conta com 04 auditórios, 08 salas especiais, 57 salas de aula para a graduação, 05 salas complementares para graduação, 08 salas em construção, 10 salas de aula para a pós-graduação, 08 laboratórios, 01 biblioteca setorial, 92 gabinetes de trabalho docente, 26 salas para núcleos de pesquisa, 32 salas administrativas para departamentos, cursos de graduação e programas de pós-graduação e 11 salas para centros acadêmicos.

  

OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS REGULARES

            Diariamente acontecem no CCHL ou são organizadas por órgãos do CCHL diversas atividades acadêmicas e culturais como palestras, congressos, simpósios, exposições e cursos.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página