Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Conceitos Básicos de Planejamento
Início do conteúdo da página

Conceitos Básico de Planejamento

Imprimir
Publicado: Quinta, 25 de Maio de 2017, 11h13

As boas práticas da Gestão Moderna recomenda o bom planejamento das atividades de sua organização com o objetivo de minimizar recursos e maximizar resultados.

Atualmente um dos padrões básicos de ciclo de planejamento é o ciclo PDCA (Plan, Do, Check and Act) ou seja, planeje, execute, monitore e faça ajustes necessários na medida do possível.

O sucesso de uma organização depende da compreensão do que é um alto desempenho de um projeto, ou seja, garantir que os projetos da organização sejam elencados, priorizados, concluídos no prazo, que as tarefas sejam bem distribuídas e acompanhadas, que o orçamento seja respeitado e que eles possam alcançar os objetivos originais. 

O Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão bem como as agências de controle como CGU (Controladoria Geral da União) e TCU (Tribunal de Contas da União) vem fortalecendo os princípios de governança e planejamento para garantir que as instituições públicas possa prestar bons serviços e gastar seus recursos de forma organizada e planejada. 

Uma das referências que vem se destacando tanto no ambiente público quanto o privado é o o guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK) que é um conjunto de boas práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI (Project Management Institute) e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da área. É importante adotar boas práticas de gestão de projetos visto que as organizações que trabalham orientadas a projetos tendem a ser mais produtivas e mais eficientes. 

Por tanto o bom gestor deve se preocupar em planejar suas ativiadaes e seus projetos considerando sempre fatores como escopo, tempo, prazo, custo, riscos, recursos humanos, comunicação, aquisições e interessados internos e externos a sua organização. 

Fim do conteúdo da página