Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > EDITAIS - UFPI > PREXC e PROPESQI lançam os Editais PIEX e PIC do CTT
Início do conteúdo da página

PREXC e PROPESQI lançam os Editais PIEX e PIC do CTT

Imprimir
Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 12h28

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (19), o lançamento do Programa Institucional de Iniciação à Extensão no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PIEX EBTT), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), e o lançamento do Programa de Iniciação Científica (PIC EBTT), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI). O Evento ocorreu no Salão Nobre da Reitoria e foi presidido pelo reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes.

PIEX PIC 4920200219145559

Os programas visam disponibilizar benefícios para estudantes regularmente matriculados nos cursos do CTT, com a finalidade de desenvolver ações de pesquisa, extensão e cultura sob o princípio da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, em um processo acadêmico, interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promova a interação transformadora entre a universidade e comunidade/sociedade, orientados por docentes ou técnicos de nível superior do Colégio Técnico de Teresina.

Estavam presentes no lançamento dos editais o Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a vice-reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, a Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva, pró-reitora de extensão e cultura; representando a pró-reitoria de pesquisa e inovação o Prof. João Batista, coordenador de pesquisa e inovação; Prof. Francisco Mousinho, diretor do Colégio Técnico de Teresina; além de pró-reitores e superintendentes, diretores de centro e os professores e técnico-administrativos do CTT.

O Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes parabenizou o Colégio Técnico de Teresina, a PREXC e a PROPESQI pela iniciativa e garantiu apoio às ações desenvolvidas para melhoria da qualidade de ensino, pesquisa e extensão. “Isso mostra que a equipe que compõe a administração superior, e também a equipe formada por diretores e gestores dos colégios técnicos dos campi, têm realizado um trabalho muito bom, permitindo que a nossa universidade, apesar da crise, possa continuar crescendo e oferecendo serviço para o nosso estudante. Então, eu estou muito feliz de estar aqui hoje lançando esses dois editais para os estudantes do CTT e espero que em breve estejamos lançando os editais também para os estudantes dos colégios técnicos de Bom Jesus e Floriano”, declarou o reitor.

PIEX PIC 4720200219150441

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes e pró-reitores e superintendentes, diretores de centro e os professores e técnico-administrativos 

Para a Pró-Reitora da PREXC, Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva, todos os envolvidos nas ações são beneficiados com a integração da extensão, pesquisa e ensino. “A extensão universitária atende as comunidades, os diversos setores da sociedade. Na UFPI, nós realizamos o trabalho em nível de graduação. Porém, os colégios técnicos também desenvolvem projetos de extensão, mas até então eram cadastrados nas próprias coordenadorias dos colégios. Agora eles são cadastrados na PREXC, o que significa dizer que a extensão universitária agora passa pelos alunos técnicos, pelos alunos de graduação, e vamos fortalecer também os alunos de pós-graduação. Isso significa que a extensão universitária na UFPI contempla os três níveis de ensino: técnico, graduação e pós-graduação e isso nada mais é do que um fortalecimento para a universidade, para os colégios técnicos, para a pós-graduação, para a PREXC, e acima de tudo, para a sociedade que será a mais beneficiada em relação a isso. Quero destacar também a questão da qualificação desses alunos, porque hoje nós temos uma resolução que fala da curricularização da extensão em nível de graduação, mas sugere que essa curricularização da extensão possa também contemplar a pós e o ensino técnico. De qualquer maneira, enquanto isso não chega ao ensino técnico, essa curricularização da extensão além de desenvolver cidadania e compromisso social dos nossos estudantes e fazer a integração entre ensino, pesquisa e extensão, ainda vai possibilitar que os nossos alunos possam melhorar seu histórico escolar com atividades complementares”, afirmou a Pró-Reitora.

PIEX PIC 3320200219150639

Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva

O Coordenador de Pesquisa e Extensão, Prof. João Batista, que representou a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, destacou que o fortalecimento da pesquisa em todos os níveis de ensino da UFPI traz mais qualidade para a Instituição. “O edital para o ensino médio, assim como para o ensino superior, relacionado à pesquisa, tem a mesma importância e o mesmo significado. O estudante que participa de pesquisa, no final do seu curso, terá uma formação bem mais consolidada para contribuir de forma mais efetiva com a sociedade. Então, esse edital é muito importante porque os colégios técnicos hoje dispõem de uma equipe de pesquisadores preparados em nível de mestrado – a grande maioria doutores – de forma que, com os profissionais que sairão do Colégio Técnico de Teresina, a contribuição será grande para o desenvolvimento do estado do Piauí.”, disse João Batista.

PIEX PIC 1320200219150921

Prof. Dr. João Batista

O diretor do Colégio Técnico de Teresina estava presente na ocasião e falou sobre o avanço da iniciativa e o que espera dessa parceria. “Realmente é uma demanda nossa já antiga. Nós fazemos esse tipo de atividade de pesquisa e extensão no âmbito da escola e agora institucionalizando no âmbito da pró-reitoria de extensão, visamos dar mais suporte aos professores com a certificação dos alunos e inclusive dos professores pelas respectivas pró-reitorias. Realmente é um avanço para nós e espero que essa parceria continue e a gente fortaleça cada dia a pesquisa e extensão no âmbito do CTT.”, contou o Prof. Francisco Mousinho.”, contou o diretor do CTT.

PIEX PIC 720200219151048

Prof. Francisco Mousinho

 

Clique na imagem para assistir a matéria

Captura de Tela 2020-02-20 às 09.23.47.png

 

Os editais têm vigência de Março a Novembro de 2020 e o período de vigência dos benefícios seguem de abril a julho do corrente ano.

Confira mais fotos do evento aqui. 

Confira o edital PIEX/EBTT aqui.

Confira o edital PIC/EBTT aqui. 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página