O campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), da Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu, no mês de junho, doação de bens móveis provenientes da unidade desativada no Ministério Público Federal (MPF) em Picos. Os bens, que incluem mobiliário, equipamentos e material de escritório, atenderão à demanda dos setores administrativos do campus, incluindo a Unidade de Apoio Especializado à Atenção Primária em Saúde, que está em fase final de preparação.
Doação de mobiliário, fruto da parceria entre MPF e UFPI
Os itens doados, avaliados em mais de R$ 40 mil, incluem mobiliário (mesas, cadeiras, armários, poltronas), computadores/equipamentos de informática e outros materiais de escritório, fundamentais para fortalecer nossas atividades acadêmicas e administrativas. Todo o material foi prontamente distribuído para diversos setores do campus, incluindo Restaurante Universitário, Núcleo de Assistência Estudantil, Centros Acadêmicos, setores administrativos, sala de professores e, de forma destacada, para a Unidade de Apoio Especializado à Atenção Primária em Saúde (APS), que agora conta com estrutura física mais adequada para o desenvolvimento de suas atividades, beneficiando diretamente servidores, estudantes e a comunidade atendida.
A articulação junto ao MPF foi iniciada ainda na gestão do servidor técnico-administrativo Alberto Dias, então Diretor Administrativo da UFPI. Com sua saída, a condução da demanda foi oficialmente repassada para o campus de Picos. A formalização da doação ocorreu por meio do Termo de Doação nº 2025000005, firmado entre o MPF, representado pelo Procurador-Chefe Dr. Marco Aurélio Adão, e a UFPI, representada por seu diretor, professor Juscelino Nascimento.
Coordenador Administrativo-Financeiro do CSHNB recebe o termo de doação do servidor do MPF, Luciano Moura Santos
Na visão do Coordenador Administrativo-Financeiro do campus, Giorgi Fonseca, a adoção de uma gestão proativa e articulada com os diversos setores da sociedade é indispensável diante do cenário de restrições orçamentárias. “Mais do que uma simples doação, o recebimento desses bens é reflexo de uma postura ativa, estratégica e colaborativa. Trata-se de uma conquista institucional construída com diálogo, articulação e compromisso”, destacou o Coordenador.
Diretor do CSHNB, prof. Juscelino Nascimento
Para o diretor do campus, prof. Juscelino Nascimento, a doação chega em momento oportuno. “Agradecemos ao Ministério Público Federal e, também, à reitora da UFPI, Profa. Nadir Nogueira, por nos dar autonomia para procedermos a essa negociação, cujos resultados são positivos para toda a Universidade”, declarou.
Prof. Juscelino Nascimento, enfermeira Ana Klisse Araújo e Coordenador Administrativo-Financeiro Giorgi Fonseca
Os itens doados contribuirão, sobremaneira, com a finalização do espaço físico da Unidade de Apoio Especializado à Atenção Primária em Saúde (APS). “A contribuição representa um gesto de grande relevância para a consolidação desse projeto, que tem como propósito fortalecer a formação prática dos nossos alunos, oferecendo atendimento de qualidade à comunidade”, explicou Ana Klisse Araújo, enfermeira do campus.
A Coordenadora do curso de Enfermagem em Picos, profa. Suyanne Macêdo, destacou a importância da doação para a APS e para o curso de Enfermagem. “Os mobiliários recebidos são essenciais para equipar adequadamente os ambientes de atendimento, garantindo conforto e funcionalidade tanto para os pacientes quanto para a equipe de saúde e os estudantes. Isso significa que, em breve, teremos um espaço preparado para oferecer assistência qualificada e humanizada à população”, frisou.
A Coordenadora do curso de Medicina em Picos, profa. Patrícia Batista, agradeceu a sensibilidade e parceria do MPF. “Em momentos de dificuldades orçamentárias, a união das instituições é fundamental para alcançarmos os melhores objetivos”, destacou.
Itens doados pelo MPF incluem materiais de escritório e equipamentos de informática
A retirada dos bens foi realizada no dia 18 de junho de 2025, na sede da antiga Procuradoria da República em Picos, com apoio do servidor Luciano Moura Santos, que acompanhou todo o processo localmente, prestando as informações e os auxílios necessários.