Página inicial > Eventos > UFPI > Editais - UFPI > Últimas Notícias - UFPI > UFPI discute implantação de campi em Oeiras e Esperantina

UFPI discute implantação de campi em Oeiras e Esperantina

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, realizou reunião, nesta terça-feira (27), no Salão Nobre da Reitoria, em Teresina, para tratar da implantação dos novos campi da Instituição nas cidades de Oeiras e Esperantina. Estiveram presentes coordenadores de diversas áreas relacionadas a este projeto, a exemplo da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Leal Lopes, e de coordenadores de cursos.

Na oportunidade, foram discutidos os primeiros resultados do estudo logístico e operacional que vem sendo realizado para a implantação dos campi de Oeiras e Esperantina. A grade de professores dos possíveis cursos a serem implantados nos campi foi tema central da reunião.

Para o campus de Oeiras, por exemplo, está sendo estudada a viabilidade de implantação dos cursos de Agronomia, Arquitetura, Direito, Veterinária, Farmácia e Psicologia. Em Esperantina, há possibilidade de serem implantadas as graduações em Ciências Contábeis, Nutrição, Administração, Educação Física e Música.

Segundo o Reitor, o projeto de gestão da UFPI visa à consolidação do processo de crescimento da universidade. "Essa consolidação vem sendo feita desde a implantação do programa Expansão I e do Reuni. Agora, estamos trabalhando para a implantação desses dois novos projetos, que são os campi da UFPI em Oeiras e Esperantina, pois se trata de demandas antigas dessas cidades e de suas regiões vizinhas", disse José Arimatéia.

Oeiras e Esperantina estão localizadas nas regiões Sudeste e Norte do Piauí, respectivamente, e são consideradas cidades polo de suas áreas. A região de Esperantina abrange 14 municípios e uma população de aproximadamente 300 mil habitantes. Já Oeiras, situada no território Vale do Canindé, é referência para cidades como Santo Inácio, São Francisco de Assis, São Francisco, Santa Rosa, além de outras.

Estiveram presentes no encontro, ainda, o Coordenador de Estatística e Documentação de Ensino, Airton Vieira; a Coordenadora de Currículo, Prof.ª Mirtes Gonçalves Honório; a Coordenadora do curso de Farmácia, Prof.ª Eilika Andréia Feitosa Vasconcelos; a Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Prof.ª Maria Betânia Guerra; e a Secretária da Diretoria de Informação e Avaliação Institucional (DIA), Tarianna Lustosa.

No próximo dia 02 de setembro uma nova reunião para dar continuidade às discussões sobre a implantação dos campi de Oeiras e Esperantina irá acontecer. "Todos os esforços para a implantação dos referidos campi estão sendo feitos pela administração superior da Instituição, uma vez que a expansão da UFPI em municípios do Piauí tem papel fundamental no desenvolvimento do estado", destacou o reitor.