Página inicial > História

História da Feira

Última atualização em Sexta, 09 de Agosto de 2019, 09h13

2 feira

A Feira de Profissões é um evento organizado pela Comissão Permanente UFPI e as Profissões (CPUFPIP), que tem como objetivo auxiliar toda a sociedade na escolha profissional, por meio de informações prestadas sobre cursos e serviços oferecidos pela UFPI. São informações pertinentes que ajudarão a esclarecer dúvidas, permitindo uma escolha mais consciente sobre qual profissão seguir.

I Feira de Profissões

Realizada nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2013 no Espaço Rosa dos Ventos no Campus Ministro Petrônio Portella da Universidade Federal do Piauí, com a organização do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), a I Feira de Profissões mostrou as principais características, peculiaridades, atuação no mercado de trabalho e desafios de 39 cursos de graduação da UFPI aos 4 mil estudantes de Ensino Médio cadastrados no evento.

Contando com abertura na quarta-feira (27), pelo período da manhã, professores, estudantes e gestores da Instituição, bem como representantes de órgãos municipais e estaduais, reuniram-se no Cine Teatro da UFPI para a cerimônia de abertura do evento. Encenações teatrais, apresentação musical da Banda Experimental da UFPI e agradecimentos formais marcaram a solenidade.

Stands de todos os cursos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foram montados no Espaço Rosa dos Ventos para receber alunos de escolas da capital, que ainda estão no ensino médio e não decidiram qual profissão seguir. Acadêmicos da UFPI montaram stands com equipamentos, cartazes e folders explicativos de cada curso e os mesmos mostrara para os participantes um quadro geral dos cursos.

II Feira de Profissões

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Comissão Permanente UFPI e as Profissões - CPUFPIP e do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), realizou a II Feira de Profissões da UFPI, no período de 20 a 21 de maio de 2014. A Cerimônia de Abertura do evento, que se deu no dia 20 de maio (terça-feira), no Cine Teatro da UFPI, Campus Ministro Petrônio Portella, contou com a presença de representantes da administração superior da UFPI, professores, universitários e estudantes do ensino médio.

A segunda edição da Feira, teve palestra sobre o ENEM, exposição de todos os cursos da UFPI, por meio de stands localizados no Espaço Rosa dos Ventos, além das visitas guiadas aos centros. O evento recebeu 75 inscrições de escolas de Teresina e a estimativa foi de 4.500 visitantes nos dois dias de evento.

III Feira de Profissões

A III Feira de Profissões da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi realizada nos dias 12 e 13 de maio de 2015. Durante os dois dias de evento, compareceram à feira mais de cinco mil visitantes. A Feira de Profissões que passou a fazer parte do calendário acadêmico da Instituição, nessa edição apresentou 40 cursos de graduação, divididos em 37 estandes, como também os três cursos técnicos (Enfermagem, Agropecuária e Informática) do Colégio Técnico de Teresina. Durante a feira, também foram realizadas visitas aos centros de ensino: CCE, CCHL, CT, CCN II, Setor de Esporte, CCN, CCS e CCA.

O evento, que recepcionou estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada, recebeu 81 escolas, de Teresina e de municípios do interior do Estado, como Campo Maior, Bom Jesus e Floriano, contabilizando 5 mil alunos. A cerimônia de abertura foi realizada no Cine Teatro da UFPI e os stands dos cursos estavam dispostos no Espaço Rosa dos Ventos.

IV Feira de Profissões

A IV edição do evento aconteceu nos dias 30 e 31 de agosto de 2016, no Centro de Ciências Humanas e Letras - CCHL, do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina – PI, contando com a participação de 40 cursos de graduação da UFPI e 03 cursos técnicos do Colégio Técnico de Teresina (CTT). No total, foram mais de 25 salas climatizadas abertas à visitação. A programação do evento incluiu, também, visitas programadas aos Centros da Universidade.

O evento contou com a inscrição de cerca de 100 escolas públicas e privadas e estimasse que mais de 8 mil estudantes estiveram presentes.

V Feira de Profissões

A V Feira de Profissões ocorreu no dia 31 de agosto de 2018, no Centro de Ciências da Natureza (CCN). Foram realizadas palestras no auditório Afonso Sena, bem como a tradicional exposição dos cursos ofertados pela UFPI. O evento contou com a participação de mais de 60 escolas de municípios do Piauí e Maranhão. Estima-se que cerca de 5 mil estudantes visitaram a Feira.