Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Linhas de Pesquisas
Início do conteúdo da página

Linhas de Pesquisa

Imprimir
Publicado: Quarta, 01 de Fevereiro de 2017, 14h47

A atuação principal do LaMeC é a pesquisa científica em mecânica computacional. Nosso trabalho inclui  formulação e implementação de métodos de discretização (Método dos Elementos Finitos e Método dos Elementos de Contorno), formulação de funções de Green para uso no MEC, análise espectral de matrizes, interação dinâmica solo-estrutura e transmissão de calor e massa.

 

1. Análise de Vibração em Estruturas.

Orientação: Profa. Dra. Simone dos Santos Hoefel (UFPI)

 

Modelagem de Vigas Rotativas via Método dos Elementos Finitos

O estudo de vigas rotativas é fundamental no design de hélices e rotores na indústria aeronáutica, tanto por requisitos de leveza versus economia de combustível, quanto por questões de segurança. Este  projeto propõe o estudo de um modelo analítico e numérico para análise de vibração em hélices e pás rotativas, através do Método dos Elementos Finitos


 

 

Estruturas Offshore

Estruturas offshores são usadas na indústria do petróleo tanto para exploração quanto para produção e armazenagem de petróleo. Por se encontrarem situadas em alto-mar, essas estruturas estão sujeitas a carregamentos mais agressivos que em terra e que ultrapassam a magnitude destes. Se torna necessário modelos mais refinados e precisos para analisar os efeitos dinâmicos do ambiente marítimo, e também os esforços eólicos que agem sobre essas estruturas de modo a resultar num dimensionamento seguro e económico. 

Equipe:

Brendon Menezes de Abreu

 

 Interação Solo-Estrutura

O estudo da interação dinâmica solo-estrutura tem aplicações no design de fundações sensíveis à vibração e sua interação com o solo. Fundações sensíveis à vibração podem apresentar requisitos de vibração exigentes para que o funcionamento e/ou conforto da estrutura se dê de forma adequada. Alguns exemplos de aplicações deste tipo incluem aceleradores de partículas, fontes de luz síncrotron, usinas nucleares, hidrelétricas e e ólicas, grandes arenas esportivas e salas de concerto.



  

 

 2. Formulação de Funções de Green e Integração Numérica

Orientação: Prof. Dr. Josué Labaki (UNICAMP)

As formulações mais modernas das funções de Green que descrevem meios semi-infinitos homogêneos ou estratificados permitem representar adequadamente os fenômenos mais relevantes do solo. Entretanto, essas funções exigem um estudo aprofundado de técnicas não convencionais de integração numérica. Assim, a proposta desse projeto consiste em definir tais técnicas. 

Equipe:

Ana Carolina Azevedo Vasconcelos

Iago Cavalcante Geraldo

 

 

3. Transferência de Calor e Massa.

 Orientação:   Prof Dr Kleber Lima Cezar  (UFPI)      

                      Prof Msc. Antonio Bruno de Vasconcelos Leitão  (UFPI)

Fim do conteúdo da página