Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - NAE

Imprimir
Publicado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 10h55

A criação do Núcleo de Acessibilidade (NAU) e do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) pelo Conselho de Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI), vinculados a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), e aprovadas, respectivamente, pelas Resoluções n. 28 e 29/2014, tem como objetivo descentralizar os Programas, Projetos e Ações que integram a Política de Assistência Estudantil do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES, criado pelo Decreto n. 7234/2010) 

O Núcleo de Acessibilidade (NAU) tem como objetivo: 1. Realizar mapeamento para identificar os alunos com necessidades educacionais especiais; 2. Promover a inclusão de novos alunos e sua permanência com maiores possibilidades de desenvolvimento autônomo, bem como de alunos com deficiência já incluídos; 3. Desenvolver ações voltadas para a conscientização da comunidade universitária de forma a dirimir preconceitos e mitos existentes em relação a esse segmento em função da ausência de informações; 4. Proporcionar elevação do desempenho acadêmico, da autoestima e o crescimento pessoal desses educandos a partir do atendimento de suas necessidades acadêmicas; 5. Estabelecer parcerias com setores da UFPI que possam viabilizar o atendimento às necessidades educacionais especiais; 6. Estabelecer parcerias com instituições externas à UFPI com vistas a viabilizar o atendimento às pessoas com NEE; 7. Desenvolver a formação continuada de serviços da Instituição no que diz respeito à compreensão desse segmento; 8. Realizar Seminários, Congressos e Cursos de Extensão voltados para os alunos em especial formandos, para atuarem no âmbito educacional inclusivo; 9. Produzir materiais didáticos destinados aos alunos com NEE; 10. Realizar Atendimento Educacional Especializado (AEE); e, 11. Empreender pesquisas tendo por referência a perspectiva da educação inclusiva, nos mais distintos contextos e com diferentes segmentos da população, tendo com vista as ações empreendidas pelo NAU. 

O NAE, por meio da criação de espaços físicos adequados para o atendimento dos alunos beneficiários dos Programas, Projetos e ações multidisciplinares de assistência. Entre os serviços e benefícios oferecidos, o NAE do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI) dispõe de serviço de benefício ao Estudante, serviço psicossocial, serviço médico e odontológico, serviço de apoio a pessoas com deficiência, serviço de Restaurante Universitário, dentre outros.

Coordenados atualmente pela Assistente Social Esp. Cristiana Ranucci, o NAU e o NAE/CAFS/UFPI contam ainda com a Psicóloga - M.a Ana Maria Batista Corrêa, Pedagogo - Esp. Jardel Viana de Sousa e Dentista - Bartira Maria de La Salete Damasceno Oliveira. 

 

Telefone: (89) 3522 4619

E-mail:

Fim do conteúdo da página