Página inicial > Últimas Notícias - Assinter > OEA anuncia edital para Bolsas de Estudo no Ciclo Acadêmico 2024
Programa de Bolsas da Organização dos Estados Amer

OEA anuncia edital para Bolsas de Estudo no Ciclo Acadêmico 2024

Atualizado em quinta, 29 fevereiro 2024 13:30

bandeira-da-oea-com-um-circulo-no-centro-formado-pelas-bandeiras-dos-paises-que-compoem-essa-organizacao.webp

Estudantes brasileiros podem concorrer a bolsas de pós-graduação na OEA. Foto: Divulgação.

A Assessoria para Assuntos Internacionais, por meio de informações da Organização dos Estados Americanos (OEA) torna público o edital para seleção de bolsas de estudo no âmbito do seu Programa Acadêmico - Ciclo 2024. As bolsas são destinadas a cursos de mestrado e doutorado com início entre 01/01/2024 e 31/12/2024. O prazo para o envio completo da documentação à Divisão de Cooperação Educacional (DCE) encerra-se em 22 de março de 2024.

Neste processo seletivo, os candidatos poderão concorrer a cursos em tempo integral, oferecidos presencialmente, virtualmente ou de forma mista. A preferência, segundo a OEA, será dada às solicitações de bolsas para estudos à distância.

Segue abaixo informações adicionais relevantes:

Valor máximo das bolsas: USD 10.000,00 por ano. O benefício tem caráter complementar e não cobre a totalidade de custos, mas pode ser utilizado para cobrir despesas como passagens aéreas, taxas de matrícula, compra de livros, ajuda de custo, seguro médico e gastos administrativos.

Cursos incluídos no programa: Todos, com exceção daqueles na área de Ciências Médicas e de aprendizagem de idiomas.

Primeira fase da seleção: O total de três candidatos devem ser pré-selecionados pela Divisão de Cooperação Educacional do Ministério das Relações Exteriores (DCE/MRE). A escolha final, dentre esses três nomes, será feita a critério da OEA no segundo semestre de 2024.

Inscrições para o Ciclo 2024: Os candidatos devem preencher o formulário e fazer o upload da documentação no sistema online da OEA. Posteriormente, até 22 de março de 2024, devem enviar versões digitalizadas do formulário de inscrição datado e assinado, duas cartas de recomendação e demais documentos (diploma, certificados de notas, comprovante de matrícula ou carta de admissão, currículo vitae de até duas páginas e identidade oficial) para o endereço eletrônico da DCE (), com o assunto do e-mail sendo "Candidatura OEA 2024".

A documentação deve ser digitalizada de acordo com as seguintes especificações: arquivo PDF único para cada candidatura, contendo documentos digitalizados em tons de cinza, qualidade de 300dpi, nível de escurecimento adequado para a leitura e tamanho de até 7MB (para envio por e-mail). É importante observar que a caixa de e-mail do MRE não aceita arquivos ou mensagens com mais de 7MB.

Recomenda-se preencher o formulário de inscrição no idioma em que o candidato pretende estudar. Os demais documentos podem estar em qualquer um dos idiomas oficiais da OEA, incluindo o português.

Seleção final: A OEA planeja divulgar o resultado final da seleção de candidatos no segundo semestre de 2024 em seu site oficial de divulgação de bolsas (clique aqui para acessar).

Texto: Comunicação Assinter, com informações do Ministério das Relações Exteriores.