Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre o CCN
Início do conteúdo da página

Sobre o CCN

Imprimir
Publicado: Terça, 14 de Fevereiro de 2017, 15h19

HISTÓRICO

O Centro de Ciências da Natureza/CCN é uma unidade de ensino e administração da Universidade Federal do Piauí criado através da resolução nº 02/72. Era conhecido como Departamento de Ciências da Natureza e tinha como finalidade: (a) ministrar disciplinas afins nas áreas de Matemática, Física, Química e Biologia; (b) atribuir encargos de ensino, pesquisa e extensão ao pessoal docente que o integrava; (c) planejar e propor à Reitoria a criação de cursos de licenciatura de curta e plena duração, nas áreas respectivas; (d) coordenar o trabalho docente, visando a unidade e eficiência do ensino, da pesquisa e da extensão; (e) designar professores orientadores para assistir aos alunos de graduação na elaboração dos seus planos de estudo e extensão e (f) promover e propor o constante aperfeiçoamento do seu pessoal docente.

Através da resolução 30/73, o reitor Hélcio Ulhôa Saraiva resolveu: (1) criar o Departamento de Matemática e de Físico-Química desmembrados do Departamento de Ciências da Natureza; (2) extinguir na Universidade o Departamento de Ciências da Natureza criado através da Resolução 02/72; (3) implantar a Unidade Universitária “Centro de Ciências da Natureza” órgão de coordenação dos Departamentos de “Matemática”, “Físico-Química” e de Biociências, sendo este transferido do “Centro de Ciências da Saúde (CCS)”. Posteriormente o Departamento de Biociências foi transformado em Departamento Biomédico e pouco tempo depois foi transferido para o CCS.

Em 1973 foram incorporados pela Universidade Federal do Piauí, os Cursos de Matemática e Física, oriundos da então Faculdade Católica de Filosofia, Ciências e Letras do Piauí. Em 1975 esses dois cursos foram reformulados, com a implementação do Curso de Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Química, Matemática e Física. Através da resolução 01/76 o reitor da UFPI criou a Habilitação em Biologia do Curso Pleno em Ciências. A criação desses Cursos de Licenciatura Plena buscava atender ao disposto na Resolução 30/74 CFE (Conselho Federal de Educação), que tinha como fundamento básico a formação de professores de “Educação Geral” para o ensino de 1º e 2º graus. Inicialmente, os alunos eram selecionados sem especificar o número de vagas por habilitações (Química, Física, Matemática e Biologia). Posteriormente, com a suspensão do Curso de Licenciatura de curta duração, a escolha da habilitação passou a ser realizada no ato da inscrição no vestibular.

Através da resolução 1.016/79 do Conselho Diretor da FUFPI, o reitor José Camilo de Oliveira Filho extinguiu o Departamento de Físico-Química e criou os Departamentos de Química e Física do Centro de Ciências da Natureza.

Através da resolução 035/93 CEPEX, foi autorizada a mudança de nomenclatura do Curso de Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Biologia, Física, Matemática e Química para Curso de Graduação em: Química, Física, Matemática e Ciências Biológicas, nas modalidades de Licenciatura e Bacharelado, com implantações em 1994 e reconhecidos pelo MEC em 1999. Vale destacar que os Cursos de Química deixaram de ser modalidades e passaram a ser cursos distintos, Licenciatura em Química e Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas, ou seja, formação de profissionais com perfis bem diferentes.

O Curso de Ciência da Computação da UFPI foi criado em 1989 através da Resolução 006/89 CONSUN e reconhecido pelo MEC através da portaria no 675 de 08/07/1998.

Em 2008, foi criado o Programa de Apoio a Planos de Restruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e mais 03 cursos de graduação foram criados, que são: Bacharelado em Estatística, Licenciatura Plena em Ciências da Natureza e Bacharelado em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre.

 

CCN ATUAL

Atualmente o CCN conta com 05 (cinco) Departamentos: Departamento de Química, Departamento de Biologia, Departamento de Física, Departamento de Matemática e Departamento de Computação, com suas respectivas coordenações de curso de graduação, são elas: coordenação do Curso de Ciências Biológicas, coordenação do Curso de Química, coordenação do Curso de Física, coordenação do Curso de Matemática, coordenação do Curso de Ciência da Computação e com as coordenações dos cursos de Graduação Bacharelado em Estatística, Graduação Licenciatura Plena em Ciências da Natureza e coordenação do Curso de Bacharelado em Arqueologia. Temos também em nosso Centro a representação estudantil em cada curso, ou seja, 08 (oito) Centros Acadêmicos.

 

CURSOS DE GRADUAÇÃO

O CCN atualmente conta com 12 (doze) cursos de graduação, sendo 07 (sete) bacharelados (Arqueologia, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Estatística, Física, Matemática e Química) e 05 (cinco) licenciaturas (Ciências Biológicas, Ciências da Natureza, Física, Matemática e Química).

 

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Hoje o CCN conta com 08 (oito) programas de pós-graduação, sendo 03 (três) em nível de doutorado (Química, Matemática e Computação, este em parceria com a UFMA); 05 (cinco) em nível de mestrado acadêmico (Arqueologia, Computação, Física, Matemática e Química) e 02 (dois) em níveis de mestrado profissionalizante (Física e Matemática).

CORPO DOCENTE

O CCN conta atualmente com 185 professores efetivos (sendo: 153 doutores, 30 mestres e 2 especialistas) e 20 professores substitutos (sendo: 07 doutores, 09 mestres, 02 especialistas e 02 graduados).

 

CORPO DISCENTE – GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

O CCN conta com 3.213 discentes, sendo: 2.852 alunos de Graduação e 361 de Pós-Graduação, conforme detalhamento feito no quadro abaixo.

Número de discentes em cada curso de Graduação e Pós-Graduação do CCN 

Cursos Graduação Pós-Graduação
Mestrado Doutorado
Acadêmico Profissional
Arqueologia 131 20 - -
Biologia 489 - -
Ciência da Computação 298 55 - 5
Ciências da Natureza 352 - - -
Estatística 181 - -
Física 554 27 49 4
Matemática 459 23 52 4
Química 388 58 - 64

Atualizado em 21/05/2019

 

TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS

Atualmente o CCN conta com 48 servidores técnico-administrativos, distribuídos nos seguintes cargos: auxiliar de administração, auxiliar de laboratório, assistente de laboratório, técnico de laboratório, técnicos em assuntos educacionais, técnico eletromecânico, bibliotecário documentarista, contínuo e arqueólogo. Os servidores técnico-administrativos estão lotados na Secretaria do CCN, nos Departamentos, nas Coordenações de Cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação, Biblioteca Setorial e Almoxarifado.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página