Página inicial > Últimas Notícias - Assinter > Estadias para docentes nas áreas de artes e arquitetura

Estadias para docentes nas áreas de artes e arquitetura

Última atualização em Quinta, 28 de Outubro de 2021, 11h06

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) concede um auxílio para estadias de um a três meses em uma faculdade na Alemanha para professores que tenham vínculo com uma instituição de ensino superior no Brasil nas áreas de artes e arquitetura. A estadia deve ser realizada em faculdades públicas ou reconhecidas pelo governo alemão (staatlich anerkannt) e os candidatos devem atuar como professores universitários em uma das seguintes áreas: 1 - Arquitetura, 2 - Artes Plásticas/ Cinema/ Design/ Comunicação Visual, 3 - Artes Cênicas/ Dança, e 4 - Música.

O objetivo é fomentar a cooperação artística com as instituições alemãs anfitriãs. Uma mesma estadia pode ser desenvolvida em diferentes instituições anfitriãs na Alemanha. Os interessados devem escolher a(s) instituição(ões) de sua preferência e entrar diretamente em contato com elas. Depois, deve ser feita a candidatura ao auxílio de estadia no portal do DAAD. Esse auxílio só pode ser concedido uma vez dentro do período de três anos.

Benefícios

• Bolsa mensal entre EUR 2.000* e EUR 2.150* (dependendo do cargo do professor);

• Auxílio para passagem aérea de EUR 1.450,00* (depositado na Alemanha junto com a primeira mensalidade da bolsa);

• Seguro-saúde (obrigatório na Alemanha: se o professor contemplado não dispuser de seguro-saúde na Alemanha, o DAAD contratará um seguro e os respectivos custos serão deduzidos da bolsa mensal).

* Valores de 01.04.2021; sujeitos a alterações.

Requisitos

• Os professores precisam trabalhar em uma instituição de ensino superior no Brasil em uma das seguintes áreas: Arquitetura, Música, Artes Cênicas/Dança, Artes Plásticas/Design/Comunicação Visual/Cinema;

• Aceite da estadia de cooperação da instituição alemã.

Inscrição

É necessário registrar-se no portal do DAAD, escolher o programa Study Visits for Academics - Artists and Architects e fazer o upload dos documentos indicados abaixo.

Inscrição online pelo Portal do DAAD até:

• 4 de abril: para estadias de pesquisa entre 1º de setembro do mesmo ano e 30 de abril do ano seguinte;
  • 3 de novembro: para estadias de pesquisa entre 1º de maio do ano seguinte e 31 de janeiro do outro ano (Prazo até a meia-noite de cada dia | horário CET).

O portal do DAAD abre as inscrições cerca de seis semanas antes do encerramento do respectivo prazo. Não é necessário mandar uma cópia física da inscrição pelo correio.

Documentação* (em alemão ou inglês)

Via DAAD Portal:

• Formulário Online (DAAD Portal);

• CV completo e na forma tabular (max. 3 páginas);

• Descrição do projeto de pesquisa para a estadia (máx. 10 páginas);

• Cronograma de trabalho e itinerário previsto da visita de estudos planejada (citando instituições/parceiros de cooperação);

• Carta de aceite da instituição alemã sobre a cooperação planejada, mencionando o projeto do candidato.

* As informações listadas no site do DAAD possuem um efeito vinculante.

Para mais informações, clique aqui.