Página inicial > Últimas Notícias - Assinter > UFPI realiza acolhida a estudantes estrangeiros

UFPI realiza acolhida a estudantes estrangeiros

Última atualização em Sexta, 28 de Abril de 2023, 11h41

ASSESSORIA2023-26.jpgRecepção aos discentes ocorreu no Salão Nobre da Reitoria

Ocorreu na tarde desta terça-feira (11/04), no Salão Nobre da Reitoria, a solenidade de acolhida a alunos internacionais que chegaram à UFPI por meio de convênio com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB),  na primeira edição do GCUB-Mobilidade Internacional (GCUB-Mob). A iniciativa busca acolher os seis novos universitários dos programas de Pós-Graduação em Filosofia, Zootecnia e Educação, advindos de quatro nacionalidades diferentes.

Na oportunidade, o reitor, Gildásio Guedes; a Assessora de Relações Internacionais (ASSINTER), Juliana Paz; a Pró-reitora de Ensino de Pós-graduação, prof. Regilda Moreira-Araújo; receberam os estudantes estrangeiros recém-ingressantes na UFPI.

ASSESSORIA2023-16_copy.jpg

Reitor Gildásio Guedes

O Reitor, Gildásio Guedes disse no encontro que a participação da universidade na promoção da internacionalização é uma conquista para todo o nosso estado. “Não poderia deixar de enaltecer o papel dos Coordenadores, Pró-Reitores, dos núcleos de pesquisa, de todo o corpo que forma a Universidade. A nossa instituição é construída por todos os agentes que tornam possível a nossa visibilidade não só no nosso país, como no mundo a fora”, destacou.

ASSESSORIA2023-9.jpg

Assessora Internacional da UFPI, Juliana Paz

A Assessora Internacional Juliana Paz aproveitou a oportunidade de fala durante o momento da acolhida para dizer que os estudantes são muito bem-vindos ao Piauí e à Universidade. “Na UFPI, vocês terão uma oportunidade de formação que vai muito além da científica e específica de suas áreas de atuação. Vocês terão possibilidade de interagir com diferentes áreas de conhecimento, culturas, posições, visões e vivenciar a riqueza que é estar no nordeste do Brasil, no Piauí, enfatizou.

ASSESSORIA2023-13.jpg

Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, Regilda Moreira-Araújo

Com o intuito de facilitar na permanência dos estudantes estrangeiros, durante a ocasião, foi anunciado um auxílio de 1000 reais aos novos discentes. Segundo a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, a PRPG tem disponível recurso do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP-CAPES) como auxílio para os estudantes. “Então nós vamos conceder esse auxílio de 1000 reais para os alunos estrangeiros, como uma forma de ajudar no processo de instalação na cidade de Teresina”, frisou. A Pró-Reitora Regilda também acrescentou: "Aproveito para destacar que também tivemos a oportunidade de homologar inscrições de alunos, para vagas de doutorado sanduíche no exterior. Então a UFPI tem caminhado para construção de uma internacionalização, mas também dos nossos programas de pós-graduação”, disse.

ASSESSORIA2023-22.jpg

Elisa Benjamim Mapossa, discente do PPGED

Natural de Moçambique, a estudante do PPGED, Elisa Benjamim Mapossa falou sobre suas primeiras impressões com a UFPI. “Estou muito feliz com esse momento, é uma oportunidade muito especial. Estamos na fase inicial, mas já estou aprendendo muito, muito bem acolhida. Tenho muita gratidão pela forma como estou sendo recebida na instituição ", ressaltou.

Além disso, para impulsionar a troca de experiências, a ASSINTER realizou uma parceria com a Coordenação de Letras-Estrangeiras, que resultou na oferta de curso de português aos universitários.

A  recepção integra medidas políticas da instituição que visam estimular uma familiarização e dar suporte aos estudantes estrangeiros, diante do contato a um novo idioma e cultura. A estada dos estudantes ocorrerá de acordo com a duração de seus respectivos cursos, mestrandos, com 2 anos e doutorandos, com 4 anos de estudos na instituição.

Além de Elisa, os estudantes Fedner Cadeau e Linfranc Laurent, do Haiti; Yamid Andrés Perilla Melo e Daniel Alejandro Ceballos Alarca, da Colômbia, e Jelba Erlinda Brooks Asencio, de Honduras, ingressam na UFPI.

Tambem participaram da acolhida aos alunos internacionais: Prof. Tarso Casseli; no exercício como Pró-Reitor da PRPG; o Coordenador de Programas Stricto Sensu, prof. Francisco de Assis; o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Prof. Natanael Pereira; o Coordenador de Pós-Graduação em em Educação, Prof. Elmo de Sousa; Coordenador de Pós-Graduação em Filosofia, Prof. Elielton de Sousa; o Diretor da Rádio Universitária, Silvio Barbosa; e a profa Ana Cláudia Oliveira.

Internacionalização

No último edital promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e interlocução com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), foram abertas vagas para os cursos de pós-graduação em Filosofia, Zootecnia e Educação da UFPI.

A Universidade segue o calendário proposto pelo GCUB e apresentará vagas de ingresso na instituição no próximo edital, previsto para publicação em 22 de maio de 2023 e abertura das inscrições em 29 de maio. A intenção é ampliar o número de vagas e cursos oferecidos, com o intuito de propiciar a internacionalização.

Para impulsionar ainda a promoção da internacionalização, a ASSINTER, juntamente com a Rádio Universitária, criará um programa que visa informar a comunidade acadêmica a respeito das oportunidades de mobilidade fora do Brasil.

Confira o site da GCUB aqui.