Página inicial > Últimas Notícias - Assinter > Sweden Day Piauí na UFPI apresenta oportunidades de bolsa e intercâmbio à comunidade acadêmica
Sweden Day atrai estudantes em busca de oportunida

Última atualização em Sábado, 26 de Agosto de 2023, 19h44

WhatsApp_Image_2023-08-18_at_13.22.48_1.jpeg

Evento aconteceu no Cine Teatro da UFPI

A Universidade Federal do Piauí e a Embaixada da Suécia promoveram na manhã desta sexta-feira (18) o evento Sweden Day Piauí no Cine Teatro da UFPI.

Durante o evento, o representante da embaixada da Suécia, Leandro Rocha, apresentou à comunidade presente todas as possibilidades de estudo no país, sobretudo por meio de bolsas integrais com custeio de passagem aéreas, gratuidades, moradia e ajuda de custo.

O evento marcou o início da colaboração entre a Suécia e a UFPI, que pode resultar, pela primeira vez, na assinatura de convênios e acordos de cooperação, mobilidade estudantil de graduação, bolsas de pós-graduação e atuação em projetos de pesquisa.

Estiveram presentes o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; o Vice-Reitor, Viriato campelo; a Senadora Jussara Lima (PSD-PI); o Deputado Federal, Júlio César Lima (PSD-PI); o professor Orlando Berti, o Coordenador de Relações Internacionais da UESPI; a Assessora de Relações Internacionais do IFPI, Jenice Almeida; a Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação em exercício, Keylla Urtiga; o Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales; a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Deborah Dettmam; a Assessora Internacional da UFPI, Juliana Castelo Branco Paz; além de demais membros da comunidade acadêmica.

WhatsApp_Image_2023-08-18_at_15.44.16.jpeg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Na ocasião, o Reitor Gildásio Guedes parabenizou a iniciativa de promover um evento que oportuniza promover a comunidade acadêmica meios de buscar um ensino de excelência. “Nós estamos aqui para desejar boas-vindas e boa participação e aproveitamento da experiência a todos. Avançar na qualidade de ensino, seja graduação ou pós-graduação, sempre será o nosso maior objetivo, enquanto instituição de excelência”, afirmou.

WhatsApp_Image_2023-08-18_at_13.21.34.jpeg

Oficial de Promoção de Negócios da Embaixada da Suécia no Brasil, Leandro Rocha.

O representante da embaixada da Suécia, Leandro Rocha, concedeu palestra sobre os meios de vida e estudo no país. Ele tratou sobre as parcerias entre Brasil e Suécia que se voltam para as formas de cooperação acadêmica entre universidades dos dois países, detalhando como funcionam os meios de intercâmbio no país que tem uma longa tradição de excelência acadêmica, como exemplo de ser o ganhador do prêmio Nobel. “No país funcionam 39 universidades, na qual 5 estão no ranking das melhores do mundo. A cada ano, aproximadamente 20% de todos os novos estudantes matriculados em universidades da Suécia são estrangeiros, o que significa que você terá oportunidades de estudar com pessoas de todas as partes do mundo”, acrescentou.

18082023-DSC_0091.jpg

Senadora Jussara Lima.

A senadora Jussara Lima, uma das responsáveis pela realização do Sweden Day no Piauí, compartilhou que é o momento de gerar para a comunidade acadêmica oportunidade de estudos diversos, com o propósito de impactar nas oportunidades de trabalho e melhor qualidade de vida. “É um momento de muita alegria e felicidade de estarmos trazendo novidades para os alunos, pesquisadores, professores aqui da Universidade Federal do Piauí. Esse é um momento importante para todos nós que sonhamos com a educação superior do Piauí cada vez mais forte e universalizada”, destacou.

18082023-DSC_0095.jpg

Deputado Federal, Júlio César.

O deputado federal Júlio César falou sobre o que espera dos futuros resultados a partir da parceria “Sem dúvidas, daqui em diante, a UFPI será um modelo para todo o país. Nós estamos aqui para ouvir o representante da embaixada e tenho certeza que nós vamos sair daqui com muito conhecimento sobre a Suécia. O objetivo é transformar o estudo dos nossos piauienses em obras e serviços prestados para melhorar a vida do povo”, pontuou.

18082023-DSC_0082.jpg

Assessora Internacional da UFPI, Juliana Paz.

Já para a Assessora Internacional da UFPI, Juliana Paz, o Sweden Day representa importância não só para a comunidade acadêmica, mas demonstra o empenho da Universidade em fortalecer a internacionalização. A professora Juliana ainda reitera que ações como o Sweden Day serão frequentes com o intuito de expor oportunidades de mobilidade e bolsas para a comunidade acadêmica.

Confira mais fotos:

18082023-DSC_0092.jpg