Página inicial > Últimas Notícias - Assinter > UFPI firma nova parceria com universidade polonesa para colaboração em pesquisas
Internacionalização

Última atualização em Segunda, 04 de Setembro de 2023, 15h27

ucms-lublin.jpg

Foto: Divulgação/Internet.

Em ritmo crescente nas suas ações de internacionalização, a Universidade Federal do Piauí oficializou, no último mês de agosto, o início da colaboração com a Universidade Marie Curie-Skłodowska.

Por meio de um memorando de entendimento, a instituição piauiense e a universidade estadual localizada na cidade polonesa de Lublin estabeleceram condições para fomentar a troca de acadêmica mútua entre seus colaboradores.

O contato entre as instituições teve início quando o professor e pesquisador polonês Mariusz Teodor Trytek teve acesso a estudos sobre plantas medicinais e sua potencial utilidade no tratamento de doenças inflamatórias desenvolvidas por pesquisadores brasileiros, entre os quais se destaca a pesquisadora voluntária do Núcleo de Pesquisa em Plantas Medicinais da UFPI, Dra. Ana Flávia Seraine.

O memorando estabelece que o Professor Associado Mariusz Trytek e o pesquisador polonês Mateusz Kutyła representarão a Universidade Marie Kurie-Skłodowska como coordenadores.

Para conduzir as atividades a serem desenvolvidas a partir do Brasil, foram nomeados: a Dra. Ana Flávia Seraine Custódio Viana, por meio da qual foram feitos os primeiros contatos, o Prof. Dr. Hélio de Barros Fernandes, a Profa. Dra. Rita de Cássia Meneses de Oliveira e a Profa. Dra. Aldeídia Pereira de Oliveira. Os três professores integram o quadro docente do Departamento de Biofísica e Fisiologia da UFPI.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (PPGFARM) da UFPI, Profa. Aldeídia Oliveira, comemora o início do acordo. "Estamos embolgados e com boas expectativas com esta colaboração, visto que podemos promover a mobilidade de discentes e docentes, para realização de experimentos e a participação de ambas as IES em projetos", afirma ela.

A docente comenta também os avanços no processo de internacionalização no âmbito da pós-graduação. "Para a concretização desta colaboração, pudemos contar com o acompanhamento direto e muito importante da Assessoria para Assuntos Internacionais da UFPI, na pessoa da Profa. Juliana Paz, a quem agradeço pelo esforço", completa a professora.

O acordo prevê mobilidade acadêmica, troca de informações, materiais e publicações nas áreas de interesse em comum das duas universidades e a promoção de pesquisas e trabalhos conjuntos.

Texto: Herbet C. Brandão/ Comunicação Assinter.