Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Assinter > UFPI firma nova parceria com universidade polonesa para colaboração em pesquisas
Início do conteúdo da página
Internacionalização

UFPI firma nova parceria com universidade polonesa para colaboração em pesquisas

Imprimir
Última atualização em Segunda, 04 de Setembro de 2023, 15h27

 

ucms-lublin.jpg

Foto: Divulgação/Internet.

 

 

Em ritmo crescente nas suas ações de internacionalização, a Universidade Federal do Piauí oficializou, no último mês de agosto, o início da colaboração com a Universidade Marie Curie-Skłodowska. 

Por meio de um memorando de entendimento, a instituição piauiense e a universidade estadual localizada na cidade polonesa de Lublin estabeleceram condições para fomentar a troca de acadêmica mútua entre seus colaboradores.

O contato entre as instituições teve início quando o professor e pesquisador polonês Mariusz Teodor Trytek teve acesso a estudos sobre plantas medicinais e sua potencial utilidade no tratamento de doenças inflamatórias desenvolvidas por pesquisadores brasileiros, entre os quais se destaca a pesquisadora voluntária do Núcleo de Pesquisa em Plantas Medicinais da UFPI, Dra. Ana Flávia Seraine. 

O memorando estabelece que o Professor Associado Mariusz Trytek e o pesquisador polonês Mateusz Kutyła representarão a Universidade Marie Kurie-Skłodowska como coordenadores.

Para conduzir as atividades a serem desenvolvidas a partir do Brasil, foram nomeados: a Dra. Ana Flávia Seraine Custódio Viana, por meio da qual foram feitos os primeiros contatos, o Prof. Dr. Hélio de Barros Fernandes, a Profa. Dra. Rita de Cássia Meneses de Oliveira e a Profa. Dra. Aldeídia Pereira de Oliveira. Os três professores integram o quadro docente do Departamento de Biofísica e Fisiologia da UFPI.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (PPGFARM) da UFPI, Profa. Aldeídia Oliveira, comemora o início do acordo. "Estamos embolgados e com boas expectativas com esta colaboração, visto que podemos promover a mobilidade de discentes e docentes, para realização de experimentos e a participação de ambas as IES em projetos", afirma ela.

A docente comenta também os avanços no processo de internacionalização no âmbito da pós-graduação. "Para a concretização desta colaboração, pudemos contar com o acompanhamento direto e muito importante da Assessoria para Assuntos Internacionais da UFPI, na pessoa da Profa. Juliana Paz, a quem agradeço pelo esforço", completa a professora.

O acordo prevê mobilidade acadêmica, troca de informações, materiais e publicações nas áreas de interesse em comum das duas universidades e a promoção de pesquisas e trabalhos conjuntos. 

 

 

 

Texto: Herbet C. Brandão/ Comunicação Assinter.

Fim do conteúdo da página