Página inicial > Últimas Notícias - Assinter > Inscrições abertas para Bolsas Chevening 2024-2025 do Reino Unido

Inscrições abertas para Bolsas Chevening 2024-2025 do Reino Unido

Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 16h37

s960_Chevening-Scholarships.jpg

Programa de bolsas financiado pelo governo oferece oportunidades de mestrado nas mais prestigiadas universidades do Reino Unido. Ilustração: Divulgação/Governo do Reino Unido.

As inscrições para as bolsas Chevening 2024-2025, principal programa de financiamento de mestrado no Reino Unido, já estão oficialmente abertas. Os candidatos têm o período de 12 de setembro de 2023 até 7 de novembro de 2023 para submeter suas candidaturas.

O programa Chevening, financiado pelo Foreign, Commonwealth and Development Office do governo do Reino Unido, em parceria com diversas organizações, oferece oportunidades para estudantes de todo o mundo.

Os bolsistas contemplados terão a chance de realizar um curso de mestrado totalmente financiado no Reino Unido, com uma série de benefícios, entre eles: isenção de taxas universitárias e cobertura de gastos com moradia e deslocamento.

Os aspirantes ao programa Chevening devem providenciar uma série de documentos, incluindo comprovantes educacionais, referências e uma oferta de uma universidade no Reino Unido. Os prazos para a entrega desses documentos obrigatórios estão detalhadamente descritos no cronograma de inscrição do Chevening, disponível clicando aqui.

O processo seletivo consiste em duas etapas distintas. Na primeira fase, os candidatos iniciam sua jornada preenchendo um formulário online acessível através do site do programa, onde indicam os cursos de seu interesse.

Em seguida, é necessário fornecer a documentação requerida, incluindo diplomas, histórico acadêmico, cartas de aceitação das universidades escolhidas e cartas de recomendação. É importante observar que o prazo para a entrega de alguns desses documentos se estende além do encerramento da primeira fase de inscrições.

A segunda etapa é composta por entrevistas presenciais em inglês, realizadas na embaixada, nos consulados e em várias capitais do país.

São pré-requisitos para participar da seleção:

• ensino superior completo;
  • dois anos de experiência de trabalho (estágio durante a faculdade e na área de formação contam como experiência de trabalho);
  • escolher três cursos de mestrado em qualquer área no Reino Unido;
  • não ter cidadania britânica;
  • não ter sido contemplado com outra bolsa de estudo no Reino Unido;
  • Desde 2020, a candidatura da bolsa Chevening não exige comprovação de proficiência em inglês durante a aplicação, mas os candidatos precisam apresentar a prova para as universidades escolhidas.

As bolsas valem para universidades da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.