Página inicial > Últimas Notícias - CAAP > SEMINÁRIO DE DOCÊNCIA SUPERIOR: abertura

SEMINÁRIO DE DOCÊNCIA SUPERIOR: abertura

Última atualização em Quinta, 04 de Mai de 2023, 15h53

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (3), a solenidade de abertura do Seminário de Docência Superior. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação/Coordenadoria de Administração Acadêmica Complementar (CAAC), na modalidade online, tem o intuito de receber os novos professores contratados da Universidade, além de discutir sobre a ética no campo de trabalho docente. Estiveram presentes na abertura do seminário: o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Ana Beatriz Sousa Gomes; a Diretora de Governança da UFPI, Cleânia Sales, além de demais professores e coordenadores de cursos da Universidade.

Capturar_4.PNG

Reitor Gildásio Guedes

Em seu pronunciamento, o Reitor saudou os novos docentes, destacando como ocorre o funcionamento da UFPI e as diferentes oportunidades oferecidas pela instituição. “Esta é a Universidade que vocês estão entrando para atuar como docentes, a vida profissional aqui tem um viés de realização pessoal. Costumamos dizer que universidade é uma janela para o mundo, por abrir portas e oferecer diferentes oportunidades de crescimento não só pessoal, mas na contribuição de construir o conhecimento e educar os nossos estudantes. Então é muito importante que possamos conhecer a nossa instituição", pontuou.

WhatsApp_Image_2023-05-03_at_16.23.50.jpeg

Prof. Mauricio Fernandes, ministrou palestra na abertura do evento

O Prof. Maurício Fernandes, ministrante da palestra “Ética e a Docência no Ensino Superior: Desafios e Perspectivas”, destacou a importância da adoção de um comportamento ético no âmbito universitário. “A ética segue os princípios seja em qualquer área. A ética docente deve ser entendida como algo situado e mediado. Ela se constitui a partir de condições institucionais que dizem respeito ao ambiente universitário”, explica. A palestra foi mediada pelo Prof. Eliese Idalino Rodrigues, docente do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD).

Capturar_5.PNG

Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Ana Beatriz Sousa Gomes

Apresentar o atual momento da Universidade para os novos docentes é um dos objetivos do seminário, como mencionou a prof. Ana Beatriz Sousa Gomes. “Esse é um seminário que ocorre anualmente, regido por uma resolução que aponta que depois da posse o professor deve participar do seminário que discute aspectos didático-pedagógicos, além da administração da UFPI. É uma oportunidade de aprendizados, temos palestras e importantes discussões sobre nossa Universidade.” destaca

A programação do primeiro dia contou com uma palestra e mesa-redonda, que tiveram como objetivo aprimorar e desenvolver a sensibilidade pessoal e o compromisso profissional referenciando as dimensões: ética, política, científica, técnica e humana. As atividades seguem nesta quinta-feira (4), com palestras que devem debater temas como práticas inclusivas, utilização do SIGAA, relações étnico-raciais e os direitos e deveres do servidor.

Para saber mais sobre a programação, confira aqui.