Página inicial > Últimas Notícias - CCE > Camerata de Violões da UFPI realiza concerto especial dia 13 de dezembro no auditório do CCE

Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 10h01

CAMERATA

Celebrando um ano exitoso com atividades realizadas por meio da música, a Camerata de Violões da Universidade Federal do Piauí, realiza no dia 13/12 (quarta-feira), o último concerto do ano de 2023. A apresentação será realizada no Auditório Profa. Salomé Cabral, no Centro de Ciências da Educação (CCE), às 18:30, a entrada é gratuita. Na oportunidade, serão apresentados grandes clássicos da música mundial e canções natalinas.

O projeto Camerata de Violões, que teve início em 2023, é composto por 16 instrumentistas, sob a regência do professor Edson Figueiredo. A ideia surgiu a partir da necessidade de proporcionar aos alunos a experiência de trabalhar apresentações em grupos. A equipe é formada por discentes do curso de música da UFPI e do curso técnico em instrumento do Instituto Federal do Piauí (IFPI), além de violonistas de Teresina.

Para o Prof. Edson, a apresentação é uma etapa importante na formação dos estudantes. “Esse momento é muito importante para os alunos da licenciatura, porque o violão tende a ser um instrumento muito solitário. Nesse sentido, muitas vezes o aluno fica muito tempo estudando seu repertório e falta o contato com a música de câmara, aquela feita com mais instrumentos. Então no curso eu consigo fazer uma abordagem bem completa, eles trabalham o violão acompanhador, violão instrumental e o violão camerista. Isso é muito importante para a formação do músico, essa habilidade de tocar em grupo.” destacou.

O docente faz uma avaliação das ações da camerata em 2023. “Foi um ano bem interessante, pudemos estabelecer a equipe, montar o projeto e sentir como o grupo lida com o repertório que desenvolvemos. Temos planos de repertórios e eventos, dessa forma ampliar as ações da Camerata.”

Para acompanhar as atividades e programação de apresentações da camerata siga o perfil no Instagram: @camerata.ufpi.

WhatsApp Image 2023 12 06 at 09.14.24

Apresentação da Camerata de Violões da UFPI regida pelo Prof. Edson Figueiredo