Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - CCE > Projeto do Curso de Moda Busca Discutir os Impactos do Setor no Meio Ambiente
Início do conteúdo da página

Projeto do Curso de Moda Busca Discutir os Impactos do Setor no Meio Ambiente

Imprimir
Última atualização em Terça, 23 de Janeiro de 2024, 10h49

Dados divulgados em 2022 pela Global Fashion Agenda, reforçam que a indústria da moda continua na segunda posição de maior poluidora do mundo. Com o intuito de discutir essa realidade no atual cenário mundial, o curso de Moda, Design e Estilismo do Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI) desenvolve o projeto de extensão Estilo Sustentável THE. O projeto surgiu por meio do grupo de pesquisa denominado Estudos de Gestão, Mercado e Sustentabilidade na Moda (EGEMS) que dentre algumas pesquisas, foi contemplado na edição de 2023 dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI) com menção honrosa de 3º lugar na pesquisa de iniciação científica (PIBIC).

 

WhatsApp Image 2024 01 22 at 11.47.31                                      Grupo de Estudos de Gestão, Mercado e Sustentabilidade na Moda (EGEMS)

 

O grupo de estudos surgiu em 2022, coordenado pela Profa. Liliane Araújo com orientação da pesquisa de iniciação científica com a estudante Lia Raquel. No edital 2023/2024 do PIBIC, a professora foi contemplada com quatro pesquisas, fazendo parte os estudantes Bárbara Lis, Beatriz Coelho, Carlos Henrique Barros e Quéren-Hapuque. As pesquisas consideram abordagens científicas distintas, mas com foco em comum, como a teoria da psicologia positiva do campo de estudo da Psicologia e abordagem da pesquisa transformativa do consumidor, do campo de estudos da Administração de Marketing. Ambas abordagens têm o objetivo no bem-estar individual e coletivo, tendo como público de estudo, consumidores de produtos sustentáveis de moda.  Por meio do EGEMS, surgiu-se o Estilo Sustentável THE, que conta com três professoras e atualmente com 5 alunos, sendo os quatro estudantes da pesquisa e mais a aluna Ravenna Souza, tendo como objetivo o desenvolvimento de ações práticas que gerem o consumo consciente.

De acordo com a Prof. Liliane Araújo, coordenadora do Projeto de Extensão Estilo Sustentável THE e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Gestão, Mercado e Sustentabilidade na Moda, a discussão em torno do bem- estar e do consumo é essencial, principalmente ao aliar com a sustentabilidade. “Hoje, nós vivenciamos um momento de climas extremos, devido às ações do homem. Nesse sentido, temos a necessidade de pensar ações que sensibilizem as pessoas sobre o consumo consciente. Para fazer algo, primeiro precisamos mudar esse olhar do consumidor, é importante que possamos nos educar para o olhar sustentável”, pontuou.

Para a Prof. Simone Albuquerque, subcoordenadora do projeto de extensão Estilo Sustentável THE, pensar um projeto que envolva a comunidade é trabalhar com os três pilares essenciais na missão do espaço acadêmico. “Um dos objetivos da Universidade é atuar junto à sociedade, promovendo o ensino, pesquisa e extensão, esse é nosso objetivo com projetos como esse. Buscamos discutir a sustentabilidade na indústria da moda, deixando claro que apesar de ser uma das que mais impacta ao meio ambiente, é um dos setores que mais gera emprego e renda, então ela precisa continuar existindo, mas de forma consciente. Além disso, a nossa ideia é preparar nossos alunos para pensarem como criar peças sem gerar grandes impactos ao meio ambiente.”, destacou.

Com a ideia de reforçar a importância do projeto, falar sobre a sensação de bem-estar das pessoas, a Prof. Danielle Araújo comentou suas perspectivas. “Primeiro as pessoas precisam entender o conceito de bem-estar, algo essencial nos dias de hoje. Nossa ideia é mostrar para as pessoas a importância desse tema, a partir daí vamos colhendo esses resultados. Nesse sentido, vamos buscar conscientizar a comunidade, propor pesquisas que sejam alinhadas com as formas de consumo. Se eu tenho acesso a esse conhecimento, em torno do que é bem estar, eu começo a refletir até mesmo sobre a quantidade de roupas que eu compro. Eu desenvolvo um olhar mais sustentável a partir desse consumo e do meu bem- estar”, explicou.

Na visão da discente Bárbara Lis, discente do 8° período do curso, o projeto traz ideias que vão impactar diretamente na comunidade. “Nosso objetivo é trazer conhecimento em torno da moda e da sustentabilidade, assim como o bem-estar, além de falar de que modo a forma como consumimos afeta o nosso dia a dia. Participar do projeto tem agregado muito na minha formação humana, assim como na vida acadêmica”, explicou.

Também participante do grupo, a estudante Quéren-Hapuque, ressalta que a experiência traz conhecimentos de uma área até então pouco explorada durante a sua graduação. “Está sendo bem interessante, vamos começar muitas ações em 2024, mas já temos realizado algumas ações como a criação do Instagram. Trabalhar com sustentabilidade é algo muito novo na minha formação. Estou aprendendo muito, pelo atual cenário que o mundo vive a gente percebe a necessidade de discutir esse tema, acredito que a revolução deve começar por nós discentes da graduação”, finalizou.

O Projeto Estilo Sustentável promete muitas ações para o ano de 2024, com discussões importantes acerca da forma como a moda é produzida e consumida, sobretudo em Teresina, além de debater como isso tem impactado no nosso meio ambiente. Segundo as professoras que orientam, essa iniciativa é fundamental ao discutir um tema que reflete de forma social, cultural e ambiental na sociedade atual. Neste ano o propósito é firmar parcerias e executar ações práticas (rodas de conversa, palestras, visitas a diferentes locais), levando os conhecimentos vistos na Universidade para a sociedade. Para saber mais novidades sobre as atividades realizadas pelo projeto, acesse o perfil oficial do projeto no Instagram @estilosustentavelthe.

 

 

WhatsApp Image 2024 01 22 at 11.47.32             Professoras do Curso de Moda Danielle Araújo, Liliane Araújo e Simone Albuquerque

 

 

WhatsApp Image 2024 01 22 at 11.47.32 1    Estudantes de Moda Ravenna Souza, Carlos Henrique Barros, Bárbara Lis e Quéren-Hapuque

 

 

WhatsApp Image 2024 01 22 at 11.48.02                       Estudante egressa do Curso de Moda, premiada no SIUFPI, Lia Raquel e profa. Liliane Araújo

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página