Página inicial > Últimas Notícias - CCE > Evento do PET Pedagogia celebra Dia Internacional do Contador de Histórias

Evento do PET Pedagogia celebra Dia Internacional do Contador de Histórias

Última atualização em Sexta, 22 de Março de 2024, 15h29

PET_dia_do_contador_de_histórias-5.jpg

Evento do PET Pedagogia ocorre em alusão ao Dia Internacional do Contador de Histórias

No dia 20 de março é celebrado o Dia Internacional do Contador de Histórias. Não é uma data nacionalmente conhecida e disseminada, mas foi criada na Suécia no ano de 1991 com a intenção de reunir contadores e promover a contação de histórias em todo o mundo.

O ato de contar histórias é algo muito comum na nossa sociedade, todo mundo cresceu ouvindo histórias dos nossos mais velhos, sejam contos de fadas, lendas do folclore, fábulas, ou mesmo lembranças da própria vida. O que não se pensa de início é como um gesto tão comum pode ter uma contribuição significante na formação de identidade e produção de cultura de um ser humano que ainda está em desenvolvimento, que é o caso das crianças.

Neste sentido, o PET - Pedagogia do Campus Ministro Petrônio Portella tem desenvolvido o projeto “Letramento Literário” em escolas da rede pública de Teresina. O projeto não é a primeira vez que os membros do grupo tiveram a iniciativa de contar histórias nas escolas, mas ele foi pensado a partir da petiana Khédyma Cabral, auxiliada pelos outros membros do grupo e pela tutora Hilda Mara Lopes.

Ao falar do Letramento Literário, a tutora, Hilda Mara, diz: “No projeto a gente considera simultaneamente o alfabetizar e o letrar, este com o sentido social, ou seja, que aprendizados essas crianças internalizam a partir do trabalho com a literatura infantil?”.Os títulos trabalhados pelos petianos com essas crianças são dos mais variados. Desde os clássicos, até a literatura periférica. Alguns exemplos são: Romeu e Julieta, por Ruth Rocha; A Galinha Ruiva, de Elza Fiúza; Flicts, de Ziraldo.

Mas a contação de histórias nesse projeto não é apenas a leitura das histórias. Inclui o uso de adereços e ferramentas para capturar a atenção dos ouvintes. Fantasias, fantoches, painéis, objetos lúdicos, histórias contadas na lata, no varal, tudo para que a criança se insira naquele universo e consiga produzir subjetividade a partir dela.

PET_dia_do_contador_de_histórias-3.jpg

Estudantes fazem parte do PET Pedagogia

Daiana Dias, bolsista do PET - Pedagogia, explica melhor qual o papel da contação de história no desenvolvimento das crianças: “É proporcionar a elas o desenvolvimento das competências emocionais e do imaginativo porque ela se imagina e se reconstrói de maneira diferente naquela história. Proporciona também um desenvolvimento sócio-emocional entre as crianças, convivendo com o diferente. Além de aprender o passado, presente e futuro por meio das histórias. Toda essa experiência é transformada para a criança em autoconhecimento, criando ciência da sua própria personalidade.”

Os integrantes do PET já encerraram as ações do projeto nas escolas no ano de 2023, e como pontapé inicial do projeto neste ano, ministraram uma oficina de contação de histórias para os calouros do curso de Pedagogia. Explicando sobre este papel e importância da contação de histórias, do projeto “Letramento Literário”, e ainda incentivando os ingressantes no curso a contar, usando as ferramentas disponibilizadas por eles, uma história para o grupo.

Confira mais fotos:

PET_dia_do_contador_de_histórias-6.jpg