Evento do PET Pedagogia celebra Dia Internacional do Contador de Histórias

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Última atualização em Sexta, 22 de Março de 2024, 15h29

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Evento do PET Pedagogia ocorre em alusão ao Dia Internacional do Contador de Histórias

No dia 20 de março é celebrado o Dia Internacional do Contador de Histórias. Não é uma data nacionalmente conhecida e disseminada, mas foi criada na Suécia no ano de 1991 com a intenção de reunir contadores e promover a contação de histórias em todo o mundo.

O ato de contar histórias é algo muito comum na nossa sociedade, todo mundo cresceu ouvindo histórias dos nossos mais velhos, sejam contos de fadas, lendas do folclore, fábulas, ou mesmo lembranças da própria vida. O que não se pensa de início é como um gesto tão comum pode ter uma contribuição significante na formação de identidade e produção de cultura de um ser humano que ainda está em desenvolvimento, que é o caso das crianças.

Neste sentido, o PET - Pedagogia do Campus Ministro Petrônio Portella tem desenvolvido o projeto “Letramento Literário” em escolas da rede pública de Teresina. O projeto não é a primeira vez que os membros do grupo tiveram a iniciativa de contar histórias nas escolas, mas ele foi pensado a partir da petiana Khédyma Cabral, auxiliada pelos outros membros do grupo e pela tutora Hilda Mara Lopes.

Ao falar do Letramento Literário, a tutora, Hilda Mara, diz: “No projeto a gente considera simultaneamente o alfabetizar e o letrar, este com o sentido social, ou seja, que aprendizados essas crianças internalizam a partir do trabalho com a literatura infantil?”.Os títulos trabalhados pelos petianos com essas crianças são dos mais variados. Desde os clássicos, até a literatura periférica. Alguns exemplos são: Romeu e Julieta, por Ruth Rocha; A Galinha Ruiva, de Elza Fiúza; Flicts, de Ziraldo.

Mas a contação de histórias nesse projeto não é apenas a leitura das histórias. Inclui o uso de adereços e ferramentas para capturar a atenção dos ouvintes. Fantasias, fantoches, painéis, objetos lúdicos, histórias contadas na lata, no varal, tudo para que a criança se insira naquele universo e consiga produzir subjetividade a partir dela.

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Estudantes fazem parte do PET Pedagogia

Daiana Dias, bolsista do PET - Pedagogia, explica melhor qual o papel da contação de história no desenvolvimento das crianças: “É proporcionar a elas o desenvolvimento das competências emocionais e do imaginativo porque ela se imagina e se reconstrói de maneira diferente naquela história. Proporciona também um desenvolvimento sócio-emocional entre as crianças, convivendo com o diferente. Além de aprender o passado, presente e futuro por meio das histórias. Toda essa experiência é transformada para a criança em autoconhecimento, criando ciência da sua própria personalidade.”

Os integrantes do PET já encerraram as ações do projeto nas escolas no ano de 2023, e como pontapé inicial do projeto neste ano, ministraram uma oficina de contação de histórias para os calouros do curso de Pedagogia. Explicando sobre este papel e importância da contação de histórias, do projeto “Letramento Literário”, e ainda incentivando os ingressantes no curso a contar, usando as ferramentas disponibilizadas por eles, uma história para o grupo.

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