Página inicial > Últimas Notícias - CCS > UFPI recebe visita de acompanhamento da CAPES ao PPG em Ciências Farmacêuticas

UFPI recebe visita de acompanhamento da CAPES ao PPG em Ciências Farmacêuticas

Última atualização em Quarta, 17 de Mai de 2023, 19h50

CAPES REUNIAO 14

Reunião aconteceu no Salão Nobre da Reitoria

O reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes, recebeu pela manhã de hoje (17) no Salão Nobre do Reitoria, integrantes da comissão de avaliação de área da CAPES, que estão na Universidade para realizar visita "in loco" ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), para acompanhamento e fornecer orientações ao Programa, tento em vista à próxima avaliação quadrienal da agência. A Universidade recebeu a coordenadora da área de farmácia da CAPES, Tania Bresolin, e o Consultor Ad Hoc da Area na CAPES, Armando Cunha. A visita também contou com as presençãs da Pró-reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo e o diretor do Centro de CCS, Arquimedes Cardoso.

O programa de Pós-graduação em Ciências Farmaceuticas na UFPI existe desde 2010, ofertando cursos de mestrado e, desde 2014, o curso de doutorado. Atualmente, na última avaliação quadrienal 2017-2020 da CAPES, conseguiu manter a nota 4, e a ideia agora é fortalecer os procedimentos internos para elevar este conceito na avaliação da agência. O reitor Gildásio Guedes destacou que o PPGCF é de extrema relevância para a Universidade, especialmente pela formação de recursos humanos de alta qualidade e pela vocação em inovação, que pode auxiliar no desenvolvimento do Piauí. "Nosso objetivo é também aplicar os conhecimentos construídos e levar a materialização de nossas pesquisas ao bem-estar na comunidade. Os cursos não podem se fechar em si mesmo, apenas nos grandes pesquisadores que temos", avaliou o Reitor.

CAPES REUNIAO 17

Coordenadora da área de farmácia da CAPES, Tania Bresolin

A Coordenadora da área de farmácia da CAPES, Tania Bresolin, destaca que a visita de acompanhamento é realizada em busca de conversas com a comunidade do Programa, além da visitação de espaços. " A cada quatro anos, o programa sofre uma avaliação (da Capes). Concluímos essa última avaliação quadrienal (2017-2020) - que atrasou por conta da pandemia, e estamos aqui porque foi recomendada uma visita ao programa em função de alguns pontos apresentados no Relatório, que muitas vezes são questões mais de alteração da escrita, de relato, do que de estar acontecimento, propriamente dito", explicou Bresoliln.

CAPES REUNIAO 11

Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Saraiva

A Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Saraiva, destacou que o programa tem alta produtividade e que a administração superior tem investido no melhoramento dos indicadores. incluindo a realização de visitas para acompanhar de perto as demandas dos cursos para seguir avançando na avaliação da Capes. "Nós temos intensificado as ações no sentido de auxiliar o programa a seguir avançando na avaliação da Capes. São pesquisadores muito produtivos que têm contribuído muito com a UFPI, com as pesquisas, com os editais, financiamentos. Fiquem à vontade para conversar com a comunidade do PPGCF e verem o que é necessário para consegui melhorar cada vez mais essa nota na Capes.De nossa parte, da PRPG, estamos também à disposição", disse a Pró-Reitora.

CAPES REUNIAO 2 1

Coordenador da PPG em Ciências Farmacêuticas, Prof. André Luiz Menezes

O coordenador da PPG em Ciências Farmacêuticas, Prof. André Luiz Menezes, agradeceu a presença dos representantes e reforçou que as conquistam do PPG também são resultado do apoio da gestão para consolidação do Programa. "Temos dedicação total ao programa, e dedicamos o apoio da gestão do CCS e da Administração Superior no atendimento das demandas colocadas. Sejam bem-vindos, estamos plenamente abertos para recepcionar as orientações dos avaliadores da Capes", enfatizou o Coordeneador, André Luiz.

CAPES REUNIAO 4

Diretor do CCS, Arquimedes Cardoso

Para o diretor do CCS, Arquimedes Cardoso, o programa é um dos mais atuantes do Centro, que revelou a força dos seus pesquisadores e estudantes, com atuação quase ininterrupta durante a Pandemia. "Apesar da pandemia, no CCS, não ficamos parados, foram mantidos os programas, projetos, e a formação de alunos de graduação e pós", declarou o Diretor Arquimedes.

Também estiveram presentes na reunião o Prof. Francisco do Nascimento, Coordenador de Programas Stricto Sensu da PRPG; o Prof. Humberto Medeiros, subcoordenador do Programa e aluna de doutorado, Suyanne Kássia Soares - representante de discentes da PPGCF.

CAPES REUNIAO 2

registrado em: ,