Página inicial > Últimas Notícias - CT > Conheça o GEAPI - grupo de pesquisa do curso de Engenharia de Produção do CT

Conheça o GEAPI - grupo de pesquisa do curso de Engenharia de Produção do CT

Última atualização em Terça, 11 de Abril de 2023, 16h28

WhatsApp_Image_2023-04-11_at_16.24.48.jpeg

(Grupo de Estudos Avançados em Processos Industriais - GEAPI)

O Grupo de Estudos Avançados em Processos Industriais (GEAPI) do curso de Engenharia de Produção do Centro de Tecnologia (CT), está firmado ao compromisso com a ciência e com a melhoria dos procedimentos nas grandes indústrias.

O GEAPI existe há 10 anos, e já contribuiu com o aperfeiçoamento de diversos profissionais durante suas formações na UFPI, assim como agregou significativamente com as pesquisas trabalhadas e apresentadas pelo grupo à comunidade científica.

WhatsApp_Image_2023-04-11_at_16.24.46.jpeg

(Professor Francisco Assis da Silva - arquivo pessoal)

O professor Francisco de Assis da Silva Mota, do curso de Engenharia de Produção da UFPI que foi um dos ganhadores do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade em 2019, é o atual coordenador do GEAPI. Francisco conta como a participação no grupo pode transformar a experiência dos profissionais que estão sendo formados dentro da Universidade e qual será o impacto dessas experiências para esses jovens. "Todas as ações de pesquisas do GEAPI são voltadas para avanços tecnológicos, futuro que já bate à porta de quem entra no mercado. Temos ações voltadas para as partes alimentícias, de melhorias sociais, saúde e energia", explicou.

Hoje o grupo atua em linhas diversas, contabilizando 10 produtos de pesquisa, sendo estas:

1 - Sistemas para pirólise de biomassa : Produção de bio-óleo a partir de biomassa diversas. Esse bio-óleo poderá ser utilizado em caldeiras, etc.

2 - Produção de biodiesel a partir de rejeitos de pescados: Esse biodiesel utiliza o óleo de vísceras de peixes para alimentar motores a diesel. Está entre as tecnologias premiadas pela ONU.

3 - Produção de etanol a partir do mesocarpo do Babaçu: Trata-se de uma tecnologia voltada ao aproveitamento do mesocarpo para fins energéticos.

4 - Aproveitamento de carcaças de pescados para geração de alimentos: um projeto em conjunto com o NUEPA da UFPI que tem como objetivo o desenvolvimento de despolpadeiras de pescados.

5 - Mini Franquias Sociais do Babaçu: projeto que tem como objetivo o desenvolvimento de equipamentos para as quebradeiras de coco babaçu. Uma ação de geração de renda e melhoria de vida.

6  - Capacitação de discentes na área de segurança industrial: Projeto que tem por objetivo a capacitação de discentes que desejam imergir em conhecimentos de projetos industriais e tecnologias de segurança.

7 - Sistemas para colostomia: projeto de desenvolvimento tecnológico para Sistemas destinados a pessoas que possuem enfermidades causadas por câncer no intestino.

8 - Ceras automotivas: Desenvolvimento de cera automotiva de alto eficiência para veículos.

9 - Bioquerosene para aviação: Projeto de desenvolvimento de tecnologias e processos para produção de bioquerosene a partir de rejeitos de peixes.

10 - Hidrogênio verde: Desenvolvimento de tecnologias que produzem hidrogênio a partir da reforma do etanol.

WhatsApp_Image_2023-04-11_at_16.24.48_1.jpeg

(Arquivo pessoal - Francisco Assis)

O professor explicou ainda que o grupo busca contribuir com oportunidades para os alunos que querem se integrar ao desenvolvimento industrial, independente da área de atuação. "O GEAPI é um grupo que integra vários profissionais. Uma vez atuando no desenvolvimento dessas tecnologias, a intenção é termos profissionais que desejem se integrar às ações de engenharia, processos e automação", finalizou.

registrado em: ,