Página inicial > Últimas Notícias - CT > Laboratório de Polímeros e Materiais Conjugados do curso de Engenharia de Materiais fortalece linhas de pesquisa através da sustentabilidade

Última atualização em Segunda, 17 de Abril de 2023, 17h54

Buscar atender demandas sustentáveis através da pesquisa é um dos compromissos que o Laboratório de Polímeros e Materiais Conjugados (LAPCON) procura firmar. Vinculado à Universidade Federal do Piauí e localizado no prédio de Engenharia de Materiais do Centro de Tecnologia, o LAPCON, criado em 2010, é um núcleo de pesquisa que procura desenvolver atividades que buscam associar o conhecimento teórico com a prática. Isso ocorre através de pesquisas aplicadas voltadas para a área de agricultura, manufatura aditiva, degradação, construção civil e tratamento de efluentes.

Dentro do laboratório, cerca de 20 alunos, da graduação e pós-graduação, fortalecem as linhas de pesquisas, buscando diversificá-las e aprimorando temas pertinentes na sociedade, como sustentabilidade, geração de resíduos poliméricos e desenvolvimento social. O objetivo principal é desenvolver trabalhos com aplicação direcionada, passando por etapas de transformação do material e levando à caracterização, teste e ensaios que visam respostas diante da aplicação. Além disso, o foco em qualificação adequada de recursos humanos também é um diferencial.

Um dos destaques dentre os estudos realizados no LAPCON, são dois trabalhos: produção de filamentos extrudados para a fabricação via impressão 3D de membranas filtrantes, que são constituídas de polímero biodegradável para serem usadas na  filtração de efluentes e separação água/óleo,  e o desenvolvimento de mulch films, filmes poliméricos  utilizados  em cobertura de solos agrícolas, que são a base de polímero biodegradável e resíduos da agroindústria, tais como casca de soja, amendoim e palha de milho. Algumas das pesquisas realizadas dentro do laboratório já foram levadas e apresentadas em congressos e eventos, como por exemplo o Mulch Films, que foi divulgado em eventos científicos e até premiado.

WhatsApp_Image_2023-04-15_at_19.00.18_copy.jpeg

Professora Tatianny junto com discentes orientandas do LAPCON.

A participação dos discentes é essencial para que o núcleo tenha pleno funcionamento. A estudante de Engenharia de Materiais, Amanda Fernandes, uma das orientandas, acredita que estar em um núcleo de pesquisa como o LAPCON contribui não só para a carreira acadêmica como também para a futura carreira profissional. “Além de trabalhos, temos a possibilidade de adquirir conhecimento e experiências extras com relação ao desenvolvimento de novos materiais em diferentes aplicações e principalmente vinculando com o desenvolvimento da sociedade e da indústria dentro da Engenharia de Materiais”, disse.

WhatsApp_Image_2023-04-15_at_19.00.20_copy.jpeg

Professora Tatianny Soares, orientadora do LAPCON.

A professora Tatianny Soares, juntamente com a professora Renata Barbosa, são orientadoras responsáveis pelo desenvolvimento de trabalhos. A docente conta que é uma satisfação poder orientar e concretizar ideias através de pesquisas dentro do ambiente acadêmico de ensino superior. “Aqui no LAPCON a gente tenta tornar possível a solução de problemas, experimentando a criatividade, erros e solução de erros, com o intuito de sempre contemplar a evolução dos discentes e das pesquisas”, finalizou.

Para mais informações sobre o Laboratório de Polímeros e Matereriais Conjugados acesse as redes sociais @Lapconufpi

registrado em: ,