Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2023, 14h36

Por Marttem Costa de Santana (Orientador Pedagógico)

Com o trabalho educativo alicerçado no desenvolvimento pessoal, educacional e profissional de qualidade para manutenção e ampliação do ensino público gratuito e de qualidade socialmente referenciado, o Colégio Técnico de Floriano (CTF) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Floriano/PI, promoveu na última quinta-feira, dia 03 de agosto de 2023, a aula inaugural dos cursos do Programa da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (EJA integrada à EPT).

Fonte: Arquivo da equipe da EJA-EPT do CTF/UFPI (2023).

A aula inaugural aconteceu no Auditório do CTF/UFPI e contou com a participação de toda a equipe que compõem o Projeto EJA integrada à EPT do CTF/UFPI. Na ocasião, estiveram presentes:

Coordenador Geral: Alexandre Ribeiro Araújo, Prof. Dr.

Coordenadora Adjunta: Nívea Gomes Nascimento de Oliveira, Profa. Dra.

Orientador Pedagógico: Marttem Costa de Santana, Prof. Dr.

Apoio M.a Rosângela Feitosa de França

Diretores das escolas municipais de Floriano/PI, coordenadoras de representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Floriano, professores e servidores do CTF/UFPI.

Fonte: Arquivo da equipe da EJA-EPT do CTF/UFPI (2023).

O Projeto de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) está sendo desenvolvido pelos três Colégios Técnicos vinculados à UFPI e resultou da aprovação do Edital n. 17 de 2022 do MEC/SEB, no qual a UFPI participou. Este programa tem como objetivo impulsionar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Profissional, destacando-se metas primordiais do Plano da Educação, como: ampliar as oportunidades de acesso, permanência e conclusão nos três segmentos da EJA, incentivar a oferta de EJA Integrada à Educação Profissional, com disponibilidade articulada nos municípios e estados, além de promover a elevação do nível de escolaridade de jovens, adultos e idosos, em conjunto com a educação profissional.

Fonte: Arquivo da equipe da EJA-EPT do CTF/UFPI (2023).

O EJA EPT oferece potencializa a conclusão do ensino fundamental, na modalidade EJA, com a qualificação profissional vinculada a EPT. Dessa maneira, os estudantes recebem uma formação da educação básica complementada por conhecimentos técnicos e científicos para uma profissão específica, o que lhes proporciona mais oportunidades de ingresso no mundo de trabalho ao concluírem seus estudos.

Fonte: Arquivo da equipe da EJA-EPT do CTF/UFPI (2023).

Neste encontro que denominamos aula inaugural, estudantes refletiram sobre a oportunidade de cursar, ao mesmo tempo, a EJA e a EPT de forma integradas em duas escolas ao mesmo tempo, uma municipal e outra federal. “Vocês estão se tornando protagonistas de suas histórias de vida pessoal e profissional, bem como, vocês estão se tornando um lugar para retornar, em que as pessoas possam receber atenção, cuidado e respeito”, destacou o Orientador Pedagógico Marttem Costa de Santana.