Página inicial > Últimas Notícias - CTF > Atividades Práticas dos cursos EJA Nazaré/PI

Atividades Práticas dos cursos EJA Nazaré/PI

Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2023, 20h43

O Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Nazaré, estão ofertando dois cursos FIC: Agricultor Familiar e Produtor Agropecuário em Nazaré/PI, dentro da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Os cursos estão funcionando com aulas teóricas e atividades práticas, sendo estas útlimas realizadas em comunidades rurais e hortas comunitárias do próprio município.

Os alunos do curso Agricultor Familiar estão implantando uma horta sustentável, reutilizando garrafas PET no bairro vaquejador, município de Nazaré/PI (Figura 1).

Imagem 1

Figura 1. Alunos do curso Agricultor Familiar em processo de implantação de uma horta comunitária no bairro vaquejador, Nazaré-PI. Fonte: Equipe EJA-CTF Nazaré/PI.

Os alunos do curso Produtor Agropecuário tiveram a oportunidade de visitar a barragem de Salinas, no município de São Francisco/PI. Nesta oportunidade a professora Josélia Cardoso mostrou a importância da água e das reservas hídricas da região para a produção agropecuária, além da geração de energia (Figura 2).

Imagem 2

Figura 2. Alunos do curso produtor Agropecuário acompanhados da profa. Josélia Cardoso em visita a barragem de Salinas, São Francisco-PI. Fonte: Equipe EJA-CTF Nazaré/PI.

Ainda dentro da programação das atividades práticas, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a Fazenda Experimental do Colégio Técnico de Floriano (CTF), em 2 de outubro de 2023. Na oportunidade, os alunos juntamente com os professores/as e apoios foram recebidos pelo Coordenador do EJA-CTF,  prof. Alexandre Ribeiro Araújo e pelo Supervisor do EJA-CTF, prof. Hozano de Souza Lemos Neto, que apresentaram as principais instalações da fazenda e compartilharam um pouco de suas experiências com os discentes (Figura 3).

Imagem 3

Figura 3. Alunos dos cursos Agricultor Familiar e Produtor Agropecuário da EJA Nazaré/PI na fazenda experimental do CTF. Fonte: Equipe EJA-CTF Nazaré/PI.

A expectativa dos nossos alunos era grande, pois estavam ansiosos para ver, aprender e entender melhor sobre as atividades agropecuárias ali existentes, destaca as professoras Josélia Ferreira e Wilaine Costa.

A visita foi iniciada no setor de produção animal da fazenda, onde o prof. Alexandre Araújo fez apresentou algumas instalaçoes utilizadas no manejo de bovinos de leite como estábulo, sala de ordenha, tronco de contenção, etc. (Figura 4, esquerda superior). Em seguida seguiu-se para a pocilga ver a criação e manejo dos suínos (Figura 4, direita superior). Os alunos ficaram fascinados com o porte dos animais das raças landrace e large white que tem na fazenda e fizeram várias perguntas a respeito do manejo dos suínos. Foi visto também o setor de ovino-caprino, onde  foi destacado o sistema de produção e a alimentação dos animais.

Imagem 4

Figura 4. Alunos dos cursos Agricultor Familiar e Produtor Agropecuário da EJA Nazaré/PI conhecendo os setores de bovinocultura e suinocultura da fazenda experimental do CTF. Fonte: Equipe EJA-CTF Nazaré/PI.

Finalizando a visita no setor de produção animal, os discentes foram até o setor de produção vegetal da fazenda, onde foi apresentado pelo prof. Hozano Neto a parte de Horticultura, destacando o sistema de produção de mudas de hortaliças: viveiro, recipientes, adubação, preparo de canteiros, além do sistema mandala e cultivo de abacaxi. O prof. Hozano Neto explicou também sobre a influencia das condições climáticas na produção das culturas, mostrando como o clima pode comprometer o sucesso da safra. Os alunos ficaram bastante satisfeitos em ver as instalaçoes e cultivos de várias espécies realizados no setor (Figura 5).

Imagem 5

Figura 5. Alunos dos cursos Agricultor Familiar e Produtor Agropecuário da EJA Nazaré/PI conhecendo o setor de horticultura da fazenda experimental do CTF. Fonte: Equipe EJA-CTF Nazaré/PI.

A visita à fazenda foi uma experiência educativa e inspiradora para todos nós. Tivemos a oportunidade de ver a organização, dedicação e os cuidados dedicado aos animais e às plantações. Além disso, a conexão com a natureza e a tranquilidade do ambiente rural foram revigorantes. Saímos da fazenda com uma maior apreciação pelo setor agrícola e pecuário e com uma sensação de gratidão pelo  esforço e dedicação de toda a equipe do CTF para conosco. Destaca a profa. Josélia Cardoso e que na oportunidade finaliza agradecendo a todos.

Os professores Alexandre Araújo e Hozano Neto ficaram felizes em recepcionar os alunos, professores e toda a equipe de apoio da EJA Nazaré/PI na fazenda experimental do CTF e realçaram a importância de visitas como essas para despertar o interesse dos alunos pelos cursos, além de aproximar cada vez mais a Universidade da comunidade.