Página inicial > Últimas Notícias - CTF > Curso de formação GESTÃO DO TEMPO DA PESQUISA E EXTENSÃO

Curso de formação GESTÃO DO TEMPO DA PESQUISA E EXTENSÃO

Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2023, 21h31

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Colégio Técnico de Floriano, do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI), do projeto de extensão vinculado Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Saúde, Educação Profissional Tecnológica, Informática e Meio Ambiente (NEPESEPTIMA/CTF/UFPI) realiza o curso de formação GESTÃO DO TEMPO DA PESQUISA E EXTENSÃO. O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas no SIGAA/UFPI.

curso de formação GESTÃO DO TEMPO DA PESQUISA E EXTENSÃO

O curso terá como público-alvo os professores, técnicos-administrativos, graduandos, graduados em cursos superiores e estudantes de cursos técnicos. Este curso tem o objetivo de aperfeiçoar a formação científica, humana e integral de pessoas que desejam organizar tempo para pesquisa, extensão, vida pessoal, social e profissional. O curso terá, ao todo, 40 horas, com duração de 10 h semanais. Os encontros remotos visam dirimir as dúvidas e compartilhar informações pertinentes sobre a gestão do tempo. O curso será realizado em quatro semanas nas quartas-feiras e sextas-feiras, das 18 às 22h (encontro remoto/síncrono) e 01 h (desenvolvimento de atividade remota/assíncrona). Utilizou-se a revisão de literatura narrativa sobre a gestão do tempo. Usa-se o Google Meet como ambiente de aprendizado remoto com a participação máxima de 100 participantes com duração de 40 h/a, em 08 encontros síncronos, sendo que o link de acesso e horário do curso será disponibilizado pela coordenação do evento. Utiliza-se de apresentação em Power Point, discussões de casos específicos, debates, retiradas de dúvidas. Diante desse enfoque, almeja-se que neste curso tenha uma atmosfera de discussões teóricas e metodológicas, na perspectiva de compartilhamento de experiências e vivências, bem como na coconstrução de conhecimentos técnicos e científicos como parte das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Almeja-se que os participantes aprendam a gestar o tempo de estudos, de pesquisa, da extensão e de outras atividades desenvolvidas em ambientes acadêmicos e sociais.

Confira a programação do evento:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CARGA HORÁRIA

DATA/

MINISTRANTES

1 Apresentação do curso de formação. Relações humanas: como organizar seu tempo de vida? Conceito de gestão de tempo. Felicidade e autocuidado

Marttem Costa de Santana

2 Currículo Lattes: como criar, preencher e atualizar?

Francisco Romário Paz Carvalho

Marlon Araújo Carreiro

3 Relações humanas: como organizar seu tempo de estudo?

Eduarda Barbosa da Silva

Monica Rodrigues Oliveira

Daniel Elizeu Vieira

4 Gêneros acadêmicos: pensando as especificidades de trabalhos de pesquisa e de extensão

Francisco Romário Paz Carvalho

5 Como elaborar apresentações criativas e lúdicas de trabalhos acadêmicos?

Ana Letícia Pereira dos Santos

Monica Rodrigues Oliveira

Vitória Caroline Carvalho da Silva

6 Relações humanas: como organizar seu tempo de trabalho?

Eduarda Barbosa da Silva

Daniel Elizeu Vieira

7 Especificidades do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA)

Marlon Araújo Carreiro

Vitória Caroline Carvalho da Silva

8 Oralidade: estratégias para apresentar trabalhos. Procrastinação e autossabotagem. Estratégias para minimizar dificuldades, desconfortos e sofrimentos psicoemocionais

Marttem Costa de Santana

curso de formação GESTÃO DO TEMPO DA PESQUISA E EXTENSÃO 2

Inscrições: podem ser feitas até 24 de setembro de 2023 pela página da UFPI – SIGAA https://sigaa.ufpi.br/sigaa/public/home.jsf:

A) público externo: www.sigaa.ufpi.br > menu extensão > acesso à área de inscritos em cursos e eventos > ainda não possuo cadastro (faça seu cadastro) > depois, entre com e-mail e senha > clique no curso desejado.
B) público interno: www.sigaa.ufpi.br > menu extensão > ações de extensão > inscrições online > inscrever em ações de extensão.

Realização:

Logo UFPI      Logo CTF         Logo Nepeseptima

Apoio:

Por gentileza, sigam nossas redes sociais para ficarem atualizados com nossos eventos de ensino, pesquisa e extensão!

Site: www.ufpi.br/ctf

Logo Instagram  @ctfufpi_enfermagem