Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Professores e estudantes do CMRV participaram do IV ENBIO

Professores e estudantes do CMRV participaram do IV ENBIO

Professores e Estudantes do CMRV participaram do IV Encontro Nordestino de Biólogos – ENBIO, e do III Encontro de Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas – NE, que aconteceu nos dias 23 a 26 de setembro de 2007, no Rio Poty Hotel, em Teresina.

A Profª.Dra. Maria Helena Alves, professora do Curso de Biologia do CMRV, ministrou no encontro um minicurso com o tema: Os fungos na Alimentação: Controle Biológico da Qualidade Alimentos e Bebidas.

(Coordenadores de Biologia, entre eles, a Profa. Dr. Maria Helena Alves)

(Allan Shellenk, estudante de engenharia de pesca do CMRV, e Jussiara Candeira, também autora do trabalho)

Allan Shellenk de Abrel Torres, estudante de Engenharia de Pesca do CMRV, juntamente com demais participantes, foi premiado pelo Conselho Regional de Biologia (CRBio-5),no IV ENBIO. O trabalho certificado teve o objetivo informar a nova ocorrência de três espécies de braquiúros (crustácea, decapoda) no manguezal de Parnaíba, localizado na área de Proteção do Delta do Parnaíba. Expondo um pouco de sua pesquisa:

• Da família Ocypodidae, encontramos UCA vocator(Herbst, 1804), um pequeno caranguejo que habita estuários, junto a manguezais, podendo ocorrer no sedimento que fica entre as árvores do mangue, ou ser encontrado rio acima, além dos limites do manguezal(Melo 1996).
  • As outras duas espécies encontradas pertencem à família Grapsidae; Sesarma crassípes  Cano, 1889, que é encontrado errante no solo de manguezais, tendo ocorrência na Costa Rica e no Brasil( Pernambuco e Bahia)(Melo, 1996) e Armases rubripes(Rathibun,1897), um caranguejo de pequeno porte que habita pântanos salgados, no sedimento entre as raízes e também em fissuras e cavidades de trapiches e rochas.
  • Os autores do trabalho concluíram que o estudo feito ampliou os conhecimentos sobre a distribuição geográfica das espécies “Uca vocator, Sesama crassipes e Armases rubripes” antes não descritas para o estado do Piauí.