Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > UFDPar e NESP-CMRV concluem Especialização em Saúde da Família e Comunidade

UFDPar e NESP-CMRV concluem Especialização em Saúde da Família e Comunidade

Última atualização em Terça, 16 de Fevereiro de 2021, 17h03

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar e o Núcleo de Estudos em Saúde Pública – NESP-CMRV encerram nesta segunda-feira, dia 15 de fevereiro de 2021, o processo de defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC da 1ª. Turma de Especialização em Saúde da Família e Comunidade.

f90998af f216 4bfe bee2 c20d3f07bf49 1

Esta especialização consistiu-se em uma formação no campo da saúde coletiva importante para os trabalhadores de saúde do Estado do Piauí, principalmente para os trabalhadores da Atenção Primária à Saúde – APS da Planície Litorânea. A proposta promoveu um espaço de formação integrando teoria e prática como também fomentando a articulação ensino, serviço e comunidade. Neste sentido, a proposta da Especialização em Saúde da Família e Comunidade potencializou um espaço de fortalecimento teórico de saberes e prática no campo da saúde coletiva. Foram ofertadas 60 vagas para diversos profissionais de nível superior das Equipes de Saúde da Família e outros profissionais com atuação na Rede de Atenção à Saúde e/ou Assistência, como também nas demais políticas sociais. 43 profissionais/alunos(as) concluíram o processo de formação. Vale destacar que todo o processo formativo foi uma contrapartida do Curso de Medicina da UFDPar e do NESP para Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba e outros municípios da Planície Litorânea que também fizeram parte do processo formativo.

IMG 0989

A Especialização contou com uma carga horário de 600 horas (teoria e pratica) e foi ofertada totalmente gratuita no período de Janeiro de 2019 a Fevereiro de 2021. Toda estrutura física, logística e de recursos humanos foi disponibilizada pela UFDPar. O corpo docente da Especialização foi composto por Mestres e Doutores da UFDPar e ainda contou com a colaboração de orientadores(as) de instituições de ensino superior de outros Estados, Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba - SMS e Hospital Estadual Dirceu Arco Verde – HEDA.

O Projeto Político Pedagógico da Especialização em Saúde da Família e Comunidade foi aprovado pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação/UFPI, Coordenação de Programas LATO SENSU e Residências e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Piauí – UFPI. O processo de ensino- aprendizagem foi pautado em metodologias ativas de ensino-aprendizagem e Educação Permanente em Saúde- EPS através de conferências, grupos de estudo, estudos individuais, atividades em serviço, preceptorias e seminários. A Especialização foi coordenada pelos professores: Ana Ester Maria Melo Moreira e Francisco Jander de Sousa Nogueira juntamente com um colegiado gestor.