Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > UFDPar recebe visita institucional de dirigentes da FADEX

UFDPar recebe visita institucional de dirigentes da FADEX

Última atualização em Quarta, 18 de Agosto de 2021, 11h11
Os dirigentes da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação – FADEX realizaram visita institucional a UFDPar na manhã desta terça-feira (17/08). Estiveram presentes o superintendente da FADEX Samuel Pontes do Nascimento, diretor executivo Eduardo Moita, gerente de projetos e captação de recursos Álisten Augusto Chaves Ramos, gerente administrativa Cassandra Menezes de Brito e a secretária executiva Jamysse Vieira Alves.

A equipe da FADEX foi recepcionada pelo reitor da UFDPar Alexandro Marinho e pelo vice-reitor Natanael Fontenele. Estiveram presentes também o pró-reitor de administração Jonas Guimarães, pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e inovação Daniel Vasconcelos, pró- reitora de gestão de pessoas Jorgete Freire, pró-reitora de assuntos estudantis e comunitários Luciana Carvalho, o superintendente de T.I Maurílio Lacerda e o prefeito universitário Paulo Malveira.

Dirigentes da FADEX e integrantes da administração superior da UFDPar

A FADEX foi criada no ano de 2005, com a finalidade de apoiar planos, programas e projetos (científicos e tecnológicos, de pesquisa, ensino, extensão, de desenvolvimento institucional e inovação) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e de outras instituições de Ensino Superior ou instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação, públicas ou privadas, servindo-lhes de fundação de apoio.

O Conselho Universitário da UFDPar, aprovou, em sua sexta reunião ordinária realizada dia 15 de julho de 2021, as normas de relacionamento entre a UFDPar e as Fundações de Apoio. Na oportunidade, aprovou também o credenciamento da FADEX, como fundação de apoio à UFDPar.

Superintendente da FADEX Samuel Pontes, vice-reitor da UFDPar Natanael Fontenele, diretor executivo da FADEX Eduardo Moita, gerente de projetos Álisten Chaves e reitor da UFDPar Alexandro Marinho

A FADEX já protocolou junto ao Ministério da Educação, o pedido de autorização para apoiar a UFDPar. A autorização é facultada a toda fundação de apoio com credenciamento vigente no MEC/MCTIC que deseja ampliar suas atividades para apoiar outra(s) instituição(ões). Os pedidos de autorização são examinados pelo Grupo de Apoio Técnico (GAT), composto por representantes do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia. Após a análise do GAT, a autorização é publicada no Diário Oficial da União.

A articulação com a FADEX foi coordenada pelo vice-reitor e pró-reitor de  planejamento, prof. Natanael Fontenele. Segundo o professor, a parceria com a FADEX proporcionará grandes avanços a UFDPar, uma vez que proporcionará maior flexibilidade e agilidade à gestão de seus projetos, principalmente aqueles voltados para os processos de interação com a sociedade.