Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Docente do curso de Turismo da UFDPar em parceria com autores de Espanha, Portugal e Itália publicou dois artigos em revistas internacionais.
Início do conteúdo da página

Docente do curso de Turismo da UFDPar em parceria com autores de Espanha, Portugal e Itália publicou dois artigos em revistas internacionais.

Imprimir
Última atualização em Quarta, 24 de Agosto de 2022, 09h47
O professor Dr. André Riani Costa Perinotto do curso de Turismo da UFDPar em parceria internacional com autores de Espanha, Portugal e Itália publicou dois artigos em revistas internacionais de impacto e bem indexadas, o 1º artigo intitulado “Residents’ Perceptions Regarding the Implementation of a Tourist Tax at a UNESCO World Heritage Site: A Cluster Analysis of Santiago de Compostela (Spain)” publicado na Revista Land.  O 2º periódico foi “Perceptions of the resident of Santiago de Compostela regarding tourism: effects on hospitality” publicado na Revista Cogent Social Science.
 
O 1º artigo avaliou a percepção dos moradores do município de Santiago de Compostela (Espanha) sobre a implementação de uma taxa turística. Devido ao aumento exponencial do número de chegadas de visitantes à cidade, a implementação de uma taxa turística poderá ser uma das estratégias implementadas para melhorar a experiência turística, além de permitir uma interação menos negativa entre residentes e turistas. Os resultados foram positivos, com a maioria dos pesquisados apoiando a implementação de uma taxa turística que poderia contribuir para melhorar, entre outras coisas, a qualidade do destino turístico tanto para os visitantes como para os residentes.
 
O 2º artigo, avaliou os tipos e a qualidade da interação social entre os residentes e visitantes desta particular Cidade Patrimônio Mundial. Os resultados confirmaram que os mais expostos ao turismo foram os mais críticos em relação ao seu relacionamento com o visitante. Assim, confirmamos uma relação direta entre a intensidade do contato com o visitante e a percepção negativa do turismo. Os resultados são úteis para os planejadores locais e regionais implementarem um planejamento mais colaborativo e democrático no setor de turismo.
 
Ambos os artigos relataram os impactos que a atividade turística e a hospitalidade causam nos residentes de um destino turístico em Santiago de Compostela na Espanha. O Brasil possui poucos trabalhos relativos às percepções dos residentes e esses resultados gerados pelos artigos do professor André Perinotto podem ser modelos de pesquisas para destinos turísticos no Brasil, além de auxiliar muito em destinos turístico que são patrimônio da UNESCO no mundo todo.
 
 
Para mais informações:
e-mail:
Texto e edição: Maria Eduarda Gouveia e Narjara Dídimo.
 
Acesse essa notícia no novo portal institucional da UFDPar, clique aqui
Fim do conteúdo da página