Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PREG > Curso de Educação Física do PARFOR realiza práticas de Aprendizagem Motora em Floriano
Início do conteúdo da página

Curso de Educação Física do PARFOR realiza práticas de Aprendizagem Motora em Floriano

Imprimir
Última atualização em Quinta, 03 de Agosto de 2023, 09h07

WhatsApp_Image_2023-08-02_at_22.57.30.jpeg

A postura em decúbito ventral é praticada para permitir o entendimento da aquisição motora ainda no bebê

 

O ensino de habilidades motoras constitui um dos objetivos da Educação Física Escolar. Para isso, o profissional licenciado em Educação Física, utiliza dos conhecimentos da área de Aprendizagem Motora no planejamento de aulas que sejam mais significativas para os estudantes e que permitam o pleno desenvolvimento de habilidades mais complexas exigidas nas diferentes modalidades esportivas. Por meio da compreensão dos conceitos e teorias envolvidos na Aprendizagem Motora, torna-se possível ensinar uma nova habilidade, utilizando as estratégias mais eficientes para isso.

Na quarta-feira (02/8), os discentes do curso de Educação Física da turma do PARFOR/UFPI Polo Floriano participaram da aula prática ministrada pela Prof.ª Dionis Machado, na disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. A docente explica que estas atividades práticas são essenciais para que o futuro profissional de Educação Física possa compreender, no seu próprio corpo, como acontece a aquisição de uma nova habilidade motora. 

Para a cursista Amanda Guedes, a aula permitiu o treino de aptidões físicas essenciais à aprendizagem motora, como flexibilidade, força muscular e resistência cardiovascular. A aluna acrescenta que o aprendizado foi exitoso e permitiu um maior conhecimento e controle do próprio corpo na execução das atividades propostas.

Os cursistas também puderam discutir como aplicar os conceitos de Aprendizagem Motora em função das diferentes fases do desenvolvimento, salientando a necessidade do profissional de Educação Física na Educação Infantil, momento em que a criança adquire e aperfeiçoa uma variedade de habilidades. Igualmente discutiu-se a necessidade da Educação Física Escolar no Ensino Médio, a qual pode contribuir com atividades de relaxamento visando a Saúde Mental de adolescentes que estão se preparando para o ENEM.

A evolução da Educação Física no contexto social, técnico e científico é perceptível nas últimas décadas e o PARFOR tem buscado oferecer ao alunado o que há de melhor para sua capacitação. Desta forma, espera-se contribuir na formação de novas gerações mais ativas e saudáveis, que serão capazes de viver numa sociedade mais harmônica.

 

WhatsApp_Image_2023-08-02_at_10.56.34.jpeg

Cursistas se reúnem ao final das práticas para discutirem os conceitos apresentados em cada atividade proposta

Fim do conteúdo da página