Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PROPESQI > Cresce número de registros de patentes na UFPI
Início do conteúdo da página

Cresce número de registros de patentes na UFPI

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Você sabe o que é uma patente? Segundo o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável pela concessão de patentes no Brasil, patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, concedido pelo Estado aos inventores ou autores, outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação.

A Universidade Federal do Piauí, centro de pesquisa e ensino, ambiente propício para grandes descobertas, vem se destacando como produtora de invenções. A primeira patente da UFPI foi depositada em 2008. Até o momento já foram depositadas 78 Propriedades Intelectuais, entre patentes, software e desenho industrial. Somente em 2014 foram registradas 10 novas patentes. Todas as tecnologias são produzidas por pesquisadores da UFPI ligados a grupos de pós-graduação.

Criado em 2006, o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologias (NINTEC) da UFPI tem por objetivo dar apoio às ICTs com vistas à capacitação para responder pelas competências mínimas previstas na Lei de Inovação, de gerir a proteção da Propriedade Intelectual nas ICTs.

"A proteção de uma tecnologia por patente é regida pela Lei de Propriedade Industrial, e acontece por meio de pedido de depósito no Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI. A proteção de software, desenho industrial, marcas e indicações geográficas, também são solicitados por registro ao INPI", explica a coordenadora do NINTEC, Prof.ª Dr.ª Maria Rita Santos.

A coordenadora esclarece ainda que todas as áreas do conhecimento podem gerar algum tipo de propriedade intelectual. "As áreas mais tecnológicas como as de Engenharia, Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, e as Biotecnológicas são as mais apresentam demanda na área de patentes", afirmou.

Quadro de registros de patentes da UFPI

Catálogo de Propriedade Industrial e Software

Lançado pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NINTEC) da UFPI, o Catálogo de Propriedade Industrial e Software expõe os números da Produção Intelectual na Universidade. No período de 2011 a 2013, foram submetidos ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) 48 Pedidos de Patentes e Registro de Softwares (programas de computador), número que representa um crescimento de seis vezes em relação aos três anos anteriores (2008 a 2010).

A maioria dos pedidos de patente é originada de novos processos de obtenção de substâncias químicas e produtos farmacêuticos, além de programas de computador. Nos últimos três anos, dos 8 registros de patentes de software enviados ao INPI, três já foram concedidos pelo órgão. Toda a produção intelectual é feita por alunos e pesquisadores da Universidade e submetida ao Instituto através do NINTEC.

É o caso do software EpHLA, desenvolvido pelo professor do Departamento de Informática e Estatística da UFPI Dr. Luiz Cláudio Demes. O software permite o estudo de compatibilidade entre duas pessoas, considerando apenas a parte da HLA, que é uma molécula presente em todas as células do corpo e importante para o estudo de histocompatibilidade entre seres vivos.

O programa permite celeridade ao processo de transplante, auxiliando o médico na avaliação de compatibilidade entre doador e receptor. "Antes do software, o teste de compatibilidade era feito considerando a molécula inteira. Com o EpHLA, passou-se a fazer a comparação apenas com partes realmente importantes da molécula, chamadas de epítopos, garantido maior rapidez na detecção de compatibilidade entre doador e receptor", explica o Doutor em Biotecnologia.

A partir da patente EpHLA, outras ferramentas foram geradas:

Epitope Registry (www.epregistry.ufpi.br): primeiro banco mundial de epítopos desenvolvido em parceria com a Universidade de Pittsburgh (USA);
EpHLA Converter (www.ephlaconverter.ufpi.br): programa de computador que converte exames de tipagem HLA (perfil genético) de média resolução em alta resolução;
EpVix: ferramenta integrada ao sistema Nacional de Transplantes, que realiza, em segundos, o teste de compatibilidade entre um doador e centenas de receptores em lista de espera de transplantes.

VI Seminário de Propriedade Intelectual e Empreendedorismo Tecnológico (SemiPI)

Com o objetivo de promover a disseminação no meio acadêmico, empresarial e a comunidade em geral, de temas como a Propriedade Intelectual (PI) e a Transferência de Tecnologia (TT), o NINTEC organiza anualmente o Seminário de Propriedade Intelectual e Empreendedorismo Tecnológico (SemiPI).

Este ano, será realizada a VI edição do evento, entre os dias 10, 11 e 12 de novembro de 2014, na Universidade Federal do Piauí. Com a temática "Dez anos da Lei de Inovação", o SemiPI contará com palestrantes especialistas de diversas instituições e ambientes ligados à propriedade intelectual e empreendedorismo, com o intuito de discutir estas temáticas e criar um momento de reflexão que leve ao crescimento da pesquisa tecnológica articulada com o setor produtivo.

Segundo a professora Maria Rita de Morais, coordenadora do NINTEC/UFPI, eventos como o SemiPI são fundamentais para desmistificar e disseminar a Lei das Patentes, esclarecendo os procedimentos e parcerias que a comunidade acadêmica pode fazer no processo de desenvolvimento e registro de patentes. "São seis anos de evento e durante esse período percebemos grande evolução. O SemiPI tem a proposta de ser um momento de aprofundamento e discussão do que queremos em relação ao desenvolvimento de tecnologias, quais e como desenvolvê-las e transferir para a sociedade contribuindo assim com o desenvolvimento de nosso estado e região", explicou.

Fim do conteúdo da página