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XXIII Seminário de Iniciação Científica: 2º dia tem exposição de trabalhos

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Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Nesta quinta-feira (20), a programação da 23ª edição do Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) teve prosseguimento com a apresentação dos pôsteres dos alunos inscritos no Espaço Rosa dos Ventos, ao lado da Biblioteca Central do Campus Universitário de Teresina, e no Espaço Noé Mendes. Durante o período da manhã, representantes de todos os câmpus da universidade se confraternizaram e trocaram experiências sobre os resultados das pesquisas científicas desenvolvidas na Instituição.

Divididos nas três grandes áreas do conhecimento científico (Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes / Ciências Exatas da Terra e Engenharias / Ciências da Vida), os alunos dos programas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Iniciação Científica Voluntária (ICV) e Iniciação Científica (IC) apresentaram seus trabalhos à comissão de avaliação, composta por membros do CNPq e professores da UFPI.

O reitor da UFPI Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a vice-reitor Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, e o Pró-Reitor de Pesquisa Prof. Dr. Pedro Vilarinho visitaram a exposição e acompanharam a apresentação de trabalhos.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, e o Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, ao lado dos alunos durante apresentação dos trabalhos

Na ocasião, os alunos-pesquisadores estavam acompanhados de seus orientadores. O professor do curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, Dr. Francisco Juvêncio Laerte Magalhães, acompanhou a apresentação dos seus orientandos à comissão avaliadora dos trabalhos e explicou que as vantagens da IC são muitas, resultando em ganhos para os discentes e docentes. "A maior vantagem da Iniciação Científica é o crescimento acadêmico e profissional dos alunos. Todo o processo de orientação na IC é uma trajetória de ensino e aprendizagem", afirmou o orientador.

Aluno do professor Dr. Laerte Magalhães, Antônio Fontes expôs o trabalho "Religião, política e midiatização: conflito público entre representantes de grupos sociais de interesses adversos". Antonio falou da importância dos programas de IC na graduação. "Com a Iniciação Científica expandi meu universo de conhecimento, ao tempo em que trabalhando com as pesquisas, análise de discurso, aplico as experiências do projeto na vida acadêmica e profissional", concluiu o estudante.

A estudante Layanne de Santana Alves foi orientada pela professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Dr.ª Hilda Mara Lopes Araújo, no desenvolvimento do trabalho "Formação e atuação do pedagogo em ambiente hospitalar: estudo da legislação pertinente". Layanne retratou a importância da pesquisa para a sociedade. "Na formação acadêmica, a teoria e a prática ainda não estão completamente vinculadas, mas a pesquisa possibilita esse encontro", afirmou.

Segundo a aluna, os programas de IC contribuem na busca pelo conhecimento e melhoram no desenvolvimento da oratória durante a exposição, além de sugerir intervenções em benefícios da sociedade. "Realizei o levantamento documental de toda a legislação e documentos oficiais que garantem e aparam a pedagogia hospitalar. Por meio desses documentos, mostro à sociedade os direitos garantidos através da pedagogia hospitalar", sintetizou a estudante.

A estudante Layanne de Santana apresentou trabalho sobre pedagogia hospitalar. 

Do campus de Parnaíba, a estudante de Psicologia Gisele Bispo de Moura apresentou o trabalho "Avaliando o perfil axiológico da saúde geral de homens usuários do SUS". A aluna pontua as atividades realizadas durante a experiência: "A pesquisa me permite aprofundar mais ainda meus conteúdos, conhecer e entrar em áreas, além de dialogar com elas", comentou a estudante.

Gisele Bispo é estudante do Curso de Psicologia do campus de Parnaíba 

Avaliação dos trabalhos

A seleção é feita pelo comitê interno, que indica 12 trabalhos para cada grande área do conhecimento. No total, são apresentados 36 trabalhos. Dentre estes, são selecionados três de cada grande área para premiação. Os trabalhos que serão agraciados são indicados pelo comitê externo.

A Docente do Departamento de Comunicação Social da UFPI, Dr.ª Ana Maria da Silva Rodrigues, é membro do comitê interno de avaliação. De acordo com a professora, os trabalhos têm um bom nível de resultados e boa qualidade de produção. "O mais importante a se perceber é o nível de desenvolvimento, desempenho e capacidade reflexiva dos estudantes", destacou.

Ela ressaltou ainda que é possível perceber, com a avaliação, que os pesquisadores já adquiriram certa maturidade intelectual. "Os alunos conseguem discutir o objeto de estudo, desenvolvendo a capacidade de se tornarem profissionais críticos e mais capacitados, onde no mercado eles farão a diferença", declarou.

Sobre os critérios de avaliação dos trabalhos, a docente elencou alguns pontos: São avaliados aspectos relacionados ao domínio do tema (a maneira como o aluno expõe, contextualiza e problematiza a pesquisa); a desenvoltura, a forma de se expressar; a qualidade do pôster (a distribuição visual dos assuntos e a capacidade de síntese do aluno) e a avaliação do trabalho completo e a análise dos resultados e sua relevância para a sociedade.

Premiação dos melhores trabalhos acontece nesta sexta-feira (21)

Na tarde da sexta-feira (21), às 16h, os três melhores trabalhos de cada grande área do conhecimento científico (Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes / Ciências Exatas da Terra e Engenharias / Ciências da Vida) serão premiados no Auditório do Centro de Tecnologia (CT/UFPI) após reunião de avaliação dos Comitês Interno e Externo. Além da entrega do Prêmio Destaque da Iniciação Científica - 2013-2014, a cerimônia de premiação será marcada por apresentação cultural.

Confira mais fotos do evento: 

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