PROFMAT em Rede Nacional está com inscrições abertas

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O PROFMAT (Programa Gratuito de Mestrado em Matemática) está com inscrições abertas para todo o Brasil. Coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática, o programa é reconhecido pelo Ministério da Educação e está com bolsas de estudos da Capes para professores da rede pública. O prazo para as inscrições teve início nesta terça-feira (28) e segue até o dia 2 de julho pelo site www.profmat-sbm.org.br

A Pós-graduação stricto sensu para aprimoramento da formação profissional de professores da educação básica dispõe de 1570 vagas em todos os estados e Distrito Federal, sendo 20% das vagas abertas para toda sociedade e as demais para professores da rede pública.

Os objetivos do PROFMAT são consistentes com a missão estatutária da SBM de "Estimular a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis", e também vem ao encontro da Proposta de Lei PL-8035/2010 (Plano Nacional de Educação), que coloca como um dos objetivos nacionais para o decênio 2011 - 2020 "Formar cinquenta por cento dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu e garantir a todos formação continuada em sua área de atuação".

O PROFMAT foi recomendado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior - CTC-ES da CAPES, em sua reunião, realizada nos dias 25 a 29 de outubro de 2010. O Programa é coordenado pelo Conselho Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional, que operam sob a égide do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática, e é executado pelas Comissões Acadêmicas Locais das Instituições Associadas.