Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NIPSEC promove o seminário A problemática do suicídio entre jovens

NIPSEC promove o seminário A problemática do suicídio entre jovens

nippec

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Psicanálise, Educação e Contemporaneidade (NIPSEC), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), promoveu o seminário “A problemática do suicídio entre jovens”. A atividade foi realizada no último sábado (30/07), na Sala de vídeo I, do Centro de Ciências Humanas e Letras. O Prof. Dr. José Renato de Sousa (UFPI) foi o expositor e apresentou aspectos históricos e filosóficos relacionados ao tema. O psicólogo e mestrando em Saúde e Comunidade (UFPI), Cleyton Galeno da Costa, fez os comentários.

O Seminário foi conduzido pelo coordenador do NIPSEC, Prof. Dr. Cássio Eduardo Soares Miranda. Em sua fala, ele destacou o caráter interdisciplinar do Núcleo e apresentou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o suicídio. Segundo a OMS, a cada 40 segundos uma pessoa se mata, são mais de 800 mil casos por ano no mundo, cerca de 75% dos casos ocorrem em países de baixa e média renda e o Brasil ocupa a 8ª posição no mundo em casos de suicídio.

profcassio

Professor Cássio Miranda, Coordenador do NIPSEC

“O NIPSEC se propõe a ser um núcleo de investigação que se encontra em constante diálogo com a Universidade e com a sociedade, pois entende que uma das funções do núcleo é produzir e divulgar conhecimentos pertinentes à vida social”, destacou o professor Cássio Miranda.

NIPSEC

O NIPSEC é um grupo que se dedica à investigação da Psicanálise a partir da interface com a Educação. Para tanto, se esforça para estabelecer uma proposta interdisciplinar de trabalho com vistas à discussão de temas contemporâneos que interessam à Educação contemporânea.  Tal proposta se orienta pelos estudos de Sigmund Freud e Jacques Lacan, além de outros psicanalistas, cuja visada é a investigação em torno de temas como a sexualidade, a segregação, a violência, o fracasso escolar, o mal-estar docente, a toxicomania, os novos modos de vida, dentre outros.

No primeiro semestre de 2016, o NIPSEC propôs-se a discutir as questões associadas à juventude contemporânea. Seguindo sua vocação interdisciplinar, buscou debater algumas temáticas referentes aos jovens de hoje, orientado pela leitura que a psicanálise propõe acerca da juventude contemporânea, os desafios que a educação enfrenta ante a tal juventude e os impasses daí decorrentes.