Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Setembro Amarelo abre discussão sobre Prevenção ao Suicídio
Início do conteúdo da página

Setembro Amarelo abre discussão sobre Prevenção ao Suicídio

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

suicídio

Com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, várias Intuições de Ensino Superior de Teresina fizeram parcerias e organizaram, conjuntamente, o projeto: “Eu quero é viver”. A proposta é desenvolver ações voltadas para a valorização da vida e prevenção ao suicídio, no mês que acontece a campanha mundial denominada de Setembro Amarelo.

De acordo com os registros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é responsável anualmente por um milhão de óbitos, e, a cada 45 segundos, há uma morte por esta causa em algum lugar no planeta. O Brasil é o oitavo país do mundo com maior número de casos de suicídio e em apenas dez anos, o número aumentou em mais de 10%.

Para muitos especialistas, o assunto merece discussão e precisa deixar de ser “tabu”. Segundo estatísticas da OMS, tirar a própria vida já é a segunda principal causa da morte em todo mundo para pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos, ainda que, estatisticamente, pessoas com mais de 70 anos sejam mais propensas a cometer suicídio.

Segundo a professora da UFPI, coordenadora de projetos de valorização da vida, Dra. Márcia Astrês Fernandes, a maioria das pessoas demonstram indícios deste comportamento depressivo. “Ouvir reflexivamente e sem críticas as pessoas quando compartilham seus problemas, conflitos e preocupações pode contribuir muito para a prevenção do suicídio, visto que oportuniza quem sofre a desabafar seus anseios, medos e angústias. Além de estimular a preservar a vida, mostrar interesse e disponibilidade para ajudá-la é igualmente importante  incentivar  a pessoa a buscar ajuda especializada”, declara.

Nesta perspectiva, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), juntamente com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o Centro Universitário UNINOVAFAPI e a FACID-Devry, está com uma vasta programação dirigida para a comunidade teresinense. Palestras, ações sociais, e panfletagens serão realizadas no período de 5 a 12 de setembro. No dia 17 de setembro, as 16:00 horas, na Av. Raul Lopes, acontecerá uma caminhada em prol da causa.

Confira aqui a programação.

Fim do conteúdo da página