Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Lançamento do Mapa da Região Ecológica dos Babaçuais nesta quinta-feira (26)

Lançamento do Mapa da Região Ecológica dos Babaçuais nesta quinta-feira (26)

mapa_babaçu.jpg

Nesta quinta-feira (26) a partir das 10h no Palácio de Karnak, será apresentado o Mapa da Região Ecológica dos Babaçuais, que foi produzido pelo Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA) em parceria com o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB). O mapa é resultado de dois anos de pesquisa no Piauí, Maranhã, Pará e Tocantins. Os pesquisadores/as, acompanhados/as das quebradeiras de coco babaçu, realizaram pesquisa de campo, reuniões, oficinas e entrevistas com pessoas das comunidades e movimentos sociais localizados no perímetro da floresta. As situações presentes no mapa foram georeferenciadas e registradas através de recursos audiovisuais. A equipe de pesquisa foi constituída por profissionais da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade do Estado do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Tocantins (UFTO), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Sudoeste do Pará (UFSSPA).

Da UFPI participou da pesquisa a antropóloga Carmen Lúcia Silva Lima, Chefe do Departamento de Ciências Sociais e professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Acompanhada da Prof. Dra Arydimar Vasconcelos Gaioso  (UEMA) e Davi Pereira Junior (Universidade de Austin, Texas –USA) percorreram o Território Cocais e Entre Rios, realizaram visitas às comunidades, reuniões com os Sindicatos de Trabalhadores/as Rurais,EFA Cocais, EFA Soinho, Centro Cocais, Comissão Pastoral da Terra (CPT) e coleta de dados em agencias tais com Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), INCRA,  ITERPI e  Centro de Educação Ambiental e Assessoria (CEAA).

O lançamento contará com a presença dos pesquisadores/as do Projeto Nova Cartografia, da coordenação do MIQCB, quebradeiras de coco de diversas comunidades e representantes dos grupos e organizações que colaboraram na pesquisa.  Está confirmada a participação do governador Wellignton Dias, da senadora Regina Sousa, secretários do governo e representante do Ministério de Desenvolvimento Agrário.