Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Conversação em Língua Inglesa: resultado das atividades I e II
Início do conteúdo da página

Novidades marcam lançamento de editais de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFPI

Imprimir
Publicado: Segunda, 19 de Fevereiro de 2018, 21h56

EDIÇÃO---MESA2 (1).jpg

 A comunidade acadêmica conheceu na tarde desta segunda-feira (19) as novidades dos editais dos Programas de Iniciação Científica da (UFPI) para o ano de 2018. Os editais foram lançados em solenidade no Salão Nobre da Reitoria, com transmissão ao vivo pela internet. 

Conduzida pelo reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes, a solenidade contou com a presença da vice-reitora, Nadir do Nascimento Nogueira; do presidente da Fapepi, Francisco Guedes; do coordenador geral de Pesquisas da UFPI, João Batista Lopes; da coordenadora de Inovação Tecnológica, Maria Rita Morais Chaves Santos; do coordenador de Projetos Estruturantes e Importação da UFPI, Ángel Alberto Hidalgo; da pró-reitora de Pós-Graduação, Regina Lucia Ferreira, além de diretores de centros e pesquisadores dos campi de Teresina e do interior.

Abrindo a solenidade, foram apresentados os números de investimentos realizados pela UFPI, que apontam o esforço institucional para apoiar a pesquisa. No período de 2013 a 2017, foram investidos pela Universidade mais de 12 milhões, oriundos do orçamento próprio da UFPI, mostrando que, apesar de cortes de gastos aplicados às universidades, a Instituição não reduziu o número de bolsas ofertadas e se esforçou para prover infraestrutura para realização das pesquisas. 

EDIÇÃO---REITOR.jpg

Reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes

“Criamos o Programa de Bolsa de Produtividade, com recursos do orçamento da UFPI, e, já no primeiro edital contemplamos todos os professores que cumpriram os requisitos; e também lançamos o Edital de Apoio à Publicação de Artigos, que paga ao professor um incentivo financeiro por publicar em revistas A1, A2, ou B1. Isso mostra que, desde o ínício, passando por momentos de crise, estamos com um olhar diferenciado à pesquisa e pós-graduação”, fez questão de frisar Arimatéia Dantas.

Novidades - A maior mudança é que, este ano, há um único edital para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF) e de Iniciação Científica Voluntária (ICV). Outra novidade é que os projetos passam a ser distribuídos pelas grandes áreas do conhecimento da Capes e não mais por campus como ocorria. Assim, o professor vai se inscrever em uma das nove áreas, independente do campus. O PIBIC também passa a ser todo online. A documentação, normalmente solicitada em papel, será enviada pelo Sigaa e disponibilizada à coordenação geral de pesquisa.

EDIÇÃO---PROF.-JOÃO-BATISTA.jpg

O coordenador geral de Pesquisas da UFPI, João Batista Lopes

"Esses editais foram construídos envolvendo muitas mãos. Tivemos o comitê interno e os diretores de centros, e, em todo momento, tivemos também a preocupção de melhor lidar com a documentação. Tiramos a parte de papel! E aí gostaria de destacar o apoio que temos recebido do NTI e de toda a sua equipe, que tem dado todo o assessormento no processo de customização de nossas ações para que nossos editais sejam plenamente online. Destaco também o apoio do comitê interno técnico-científico, de quem vamos precisar muito mais do apoio no sentido da avaliação dos relatórios e de todo o processo relacionado com o PIBIC", afirmou o coordenador geral de Pesquisas da UFPI, João Batista Lopes.

A UFPI vai oferecer 210 bolsas para o PIBIC e 15 para o PIBIC-AF. Já para o ICV não há limites de bolsistas. A Universidade aguarda o lançamento do edital do CNPq para concorrer às bolsas ofertadas pelo órgão e espera conseguir 221 bolsas do Conselho e, assim, disponibilizar um total de 446 bolsas. As inscrição nos projetos ocorrem de 26 de fevereiro a 2 de abril.  

ANGEL20180219175159

O coordenador de Projetos Estruturantes e Importação da UFPI, Ángel Alberto Hidalgo 

“No Ensino Superior, as bolsas continuam a ser distribuídas por demandas percentual, mas passa a ser por área de conhecimento da Capes. Ou seja, todas as disciplinas de ciências exatas e da terra juntas, ciências biológicas juntas, e as engenharias da mesma forma, e não mais por centro como era antes. Já no Ensino Médio, as bolsas são distribuídas proporcionalmente entre os colégios, um terço para cada um, com possibilidade de remanejamento de bolsas não preenchidas para colégios fora da UFPI, mediante posição a ser definida pelo CNPq”, complementou Àngel Hidalgo

PIBITI E ITV

Durante a solenidade, houve também o lançamento do edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e do Programa de Iniciação Tecnológica Voluntária (ITV). Os programas visam estimular estudantes do ensino superior nas atividades, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Para este edital, serão ofertadas 18 bolsas CNPq e 24 bolsas da UFPI para o PIBITI. Já o Itv não tem limite de projetos. A distribuição de bolsas  está dividida apenas em quatro áreas prioritárias: tecnologia e inovação em Agropecuária; tecnologia da informação e comunicação; tecnologias químicas e novos materiais; e biotecnologia, recursos naturais e tecnologia da saúde.

O edital apresenta alterações em relação aos lançados anteriormente. A novidade é que podem concorrer na iniciação ao desenvolvimento tecnológico voluntário, mestres ou doutores que tenham vínculo como docente ou servidor técnico. As inscrições devem ser feitas no período de 26 de feveireiro a 07 de maio.  

profa RITA.jpg

A coordenadora de Inovação Tecnológica, Maria Rita Morais Chaves Santos

" O grande desafio é desenvolver pesquisa tecnológica para a formação não só dos pesquisadores, mas tambem incentivar a interação com empresas, uma missão muito desafiadora do Núcleo de Inovação Tecnológica. Crescemos bem em relação ao número de depósito de patente, e o desafio agora é tornar essas patentes um produto dentro do mercado. Por isso, incentivamos o surgimento de projetos bem adequados, com objetivo de desenvolver produtos e que isso venha a atrair empresas e contratos de parcerias. E assim, dentro do PIBITI, o aluno ja pode fazer parte de um projeto maior já em parceira com a empresa", avaliou a coordenadora de Inovação Tecnológica, Maria Rita Morais Chaves Santos.

EDIÇÃO---GUEDES-FAFEPI.jpg

Presidente da Fapepi, Francisco Guedes

Presente à solenidade, o presidente da Fapepi destacou que a "Fundação está aberta a somar forças para fomentar e apoiar a pesquisa no estado no Piauí. E que, nesse momento em que vivenciamos crise nos recursos, é que mais precisamos nos unir para absorver as demandas na área da pesquisa", disse Francisco Guedes. 

Confira os editais: 

Edital 2 - Iniciação Científica Graduação/ UFPI - PIBIC, PIBIC-af, ICV 

Edital 3 - Iniciação Científica Ensino Médio/UFPI - PIBIC-EM

Edital 4 - PIBITI, ITVEdital 4 - PIBITI, ITV 

Veja também a reportagem da WEB/TV-UFPI:

19.02.2018-LANÇAMENTO-DO-EDITAL.jpg

 

Fim do conteúdo da página