Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > II Seminário Nacional de Filosofia, Educação e Pragmatismo

II Seminário Nacional de Filosofia, Educação e Pragmatismo

Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 10h33

II SENFEP 201920191008154519

O II SENFEP - Seminário Nacional de Filosofia da Educação e Pragmatismo será realizado no período de 4 a 6 de dezembro de 2019, na Universidade Federal do Piauí - UFPI, no Centro de Ciências da Educação - CCE. Trata-se de um evento que faz parte do calendário científico do NEFEP- Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação e Pragmatismo desta Universidade.

É uma realização que envolve o Programa de Pós Graduação em Filosofia - PPGFIL, o Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO e o Departamento de Fundamentos da Educação - DEFE e, obteve o apoio da CAPES. O evento tem como tema "Anísio Teixeira - Educação não é Privilégio" e envolverá um conjunto de atividades acadêmicas por meio de conferências, mesas-redondas, comunicações e grupos de trabalhos de pesquisas na área de Filosofia, educação e da corrente filosófica pragmatista.

Um dos objetivos do SENFEP é promover a socialização de estudos e reflexões sobre a filosofia, as temáticas emergentes da educação, a produção do conhecimento e os desafios éticos e políticos da formação no contexto da sociedade atual.

Considerando que o educador brasileiro Anísio Teixeira(1900-1971) é um personagem central na história da educação brasileira e um intelectual ligado ao pragmatismo filosófico, sendo o maior divulgador da obra de John Dewey no Brasil e um entusiasta da escola pública, o II SENFEP trará esta inspiração para o centro do debate sobre as temáticas do evento. Estão confirmados os seguintes palestrantes: Prof. Dr. João Augusto Rocha (UFBA); Profa. Dra. Susana de Castro (UFRJ), Prof. Dr. Darcísio Muraro (UEL- Londrina) e Prof. Dr. Fábio Campeoto (Universidade de Córdoba - Argentina), além de vários pesquisadores da UFPI.