Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; Dia "C" da Ciência e Visita Guiada na UFPI
Início do conteúdo da página

16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; Dia "C" da Ciência e Visita Guiada na UFPI

Imprimir
Última atualização em Sábado, 19 de Outubro de 2019, 21h55

ARTE20191011173630.png

Com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, a 16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2019), ocorrerá entre os dias 23 e 25 de outubro em Teresina.

Na quarta-feira (23), primeiro dia do evento, acontecerá o Dia C da Ciência, onde serão realizadas diversas atividades das 10 hs às 22 horas no Shopping Rio Poty e na quinta e sexta-feira (24 e 25/10) a partir das 8hs, a Universidade Federal do Piauí será palco de uma série de palestras, experimentos didáticos e científicos e oficinas para estudantes e sociedade em geral, por meio da Visita Guiada.

A Comissão Estadual de Divulgação de Ciência do Piauí que reúne entidades como UFPI, IFPI, UESPI, Embrapa, Fiocruz Piauí, além do apoio da Fapepi, CNPq e Shopping Rio Poty estão organizando uma programação para aproximar a Ciência e Tecnologia da população e fomentar discussões que giram em torno de temáticas como: desenvolvimento sustentáveis; atividades e projetos que contribuam para a sustentabilidade; bioeconomia e mudanças climáticas; segurança alimentar e nutricional; desenvolvimento de tecnologias e métodos de plantio, transporte, embalagem; elaboração de atividades envolvendo biomassa e bioprodutos; pesquisas que podem melhorar a segurança hídrica, energética e alimentar dentre outras temáticas.

 anderson.png

Prof. Dr. Anderson Mendes

Organizador do evento na UFPI, Prof. Dr. Anderson Mendes explica que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Dia C da Ciência e Visita Guiada podem contribuir para redução da desigualdade social.

“A SNCT é uma das melhores formas de você trabalhar com as pessoas com vulnerabilidade, pois é melhorar a qualidade da educação, promovendo e despertando a curiosidade, e como a gente faz isso? Pensando em ciência. É um ciclo. Se você coloca crianças ou indivíduos que passem a entender que dentro da sua rotina no dia a dia existe ciência, existe curiosidade e que estudar é interessante, isso pode despertar para desenvolvimento de tecnologias, conhecimentos e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência”, explica.

Dia C da Ciência

O Dia C da Ciência tem como objetivo mostrar à comunidade a importância das pesquisas científicas e como elas influenciam o cotidiano dos cidadãos. Professores e alunos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior do Piauí farão parte da atividade que se realizará no dia 23 de outubro, das 10 às 22 horas no shopping Rio Poty.

Mesas de projetos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) desenvolverão uma programação com mais de 70 projetos para divulgar seus trabalho e mostrar para a comunidade o que as Universidades fazem.

O projeto coordenado pela Profa. Dra. Renata Shirley de Andrade Araújo “Software para dimensionamento de sistemas de recalque” estará presente na programação do Dia C da Ciência. Durante o evento haverá uma apresentação de plataforma computacional para dimensionamento de sistemas de recalque para projetos de sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem urbana. A apresentação será desenvolvida por meio da exposição de painéis e com a demonstração do programa via notebook.

Outro destaque que estará na praça de alimentação do Shopping Rio Poty será a “Exposição sobre Pesquisas Oncológicas” que é coordenada pelo prof. Dr. João Marcelo de Castro e Sousa. Segundo o professor, o programa de Pós-Graduação em Ciências farmacêuticas (PPGCF) possui atualmente a linha de Pesquisa em Farmacologia e Toxicologia de Produtos Naturais e Sintéticos. Dentro dessa linha possuímos laboratórios específicos para avaliação genotóxica e citotóxica de substâncias químicas com interesse para atividade antitumoral. Nesse sentido, o objetivo será realizar uma exposição para alunos de escolas públicas, privadas e profissionais da área de saúde e afins sobre as pesquisas oncológicas que foram feitas nos últimos anos pelos grupos de Pesquisa em Genética Toxicológica (LAPGENIC e TOXGEN).

“Nesse dia, serão apresentados trabalhos sobre diferentes temáticas: Avaliações de extratos naturais de plantas e substâncias sintéticas para avaliação anticâncer; Nutrição Oncológica; Estudos clínicos com medicamentos passíveis de mutações ao DNA, dentre outros temas. No fim, espera-se com essa exposição despertar nos discentes o interesse pela Ciência e assim manter viva a Pesquisa brasileira”, explica.

Confira os títulos e informações dos projetos que estarão presentes no Dia C. 

Visita Guiada na UFPI

Nestes dias pesquisadores, professores e técnicos administrativos da UFPI abrirão suas unidades e realizarão atividades como palestra, curso, minicurso, apresentação de laboratório, museu ou outras atividades voltadas para o ensino, pesquisa e extensão para a população.

As inscrições para as visitações estão abertas e podem ser realizadas através do formulário eletrônico

Confira os títulos e informações dos projetos que estarão presentes na visita. 

O que é Bioeconomia?

Segundo o Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Bioeconomia (PACTI Bioeconomia), documento norteador do MCTIC para o desenvolvimento científico e tecnológico da Bioeconomia no País, ela pode ser definida como: “O conjunto de atividades econômicas baseadas na utilização sustentável e inovadora de recursos biológicos renováveis (biomassa), em substituição às matérias-primas fósseis, para a produção de alimentos, rações, materiais, produtos químicos, combustíveis e energia produzidos por meio de processos biológicos, químicos, termoquímicos ou físicos, promovendo a saúde, o desenvolvimento sustentável, o crescimento nacional e o bem-estar da população.

Fim do conteúdo da página