Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Picos: curso de Enfermagem realiza ações voltadas para a campanha Outubro Rosa

Picos: curso de Enfermagem realiza ações voltadas para a campanha Outubro Rosa

Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 09h43

O Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, com a participação da Professora Me. Nádya dos Santos Moura e alunos da disciplina de Saúde da Mulher, Alanna Gomes, Ana Clara Ferreira, Erielton Gomes, Ivanildo Costa Júnior, Izadora Dantas, João Matheus Nascimento, Sara Joana Ribeiro e Zeila Braz, realizaram ações voltadas para a Campanha Outubro Rosa para as mulheres da cidade de Picos.

enfermagem 120191023085953

Professora Nádya Santos e seus alunos

O evento aconteceu nessa terça-feira (22), em parceria com o Serviço Social de Transporte/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - SEST SENAT, Secretaria Municipal de Saúde de Picos, Coordenação de Saúde da Mulher (Enfa. Ronilce Monteiro Santos Lopes) e Estratégias de Saúde da Família dos bairros Parque de Exposição (Enfa. Rita) e Junco (Enfa Aline).

Na oportunidade, foram realizadas rodas de conversa sobre câncer de mama e de colo uterino, demonstração de alterações nas mamas e no colo do útero. As peças para demonstração foram feitas com biscuit. Houve, ainda, coleta de exame de Papanicolau e servido café da manhã para os presentes.

enfermagem 220191023090224

Exposição de peças anatômicas de mamas e colo em biscuit

Atividades como esta demostram a relevância social que Universidade Federal do Piauí apresenta em todo o estado, além da contribuição da Enfermagem frente ao rastreamento precoce desses tipos de câncer.

enfermagem 320191023091209

Peças anatômicas utilizadas no evento

enfermaem 420191023091728

Roda de conversa sobre câncer de mama e colo de útero